Google Tag Manager

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Florais de Minas - Icaro


Posted by Picasa

ÍCARO (Tagetes minuta) - Coari

Para aquele que busca a ascensão na vida através de uma escalada muito impetuosa.

O Coari é encontrado em locais escondidos, nos campos e cerrados, e perto de estradas. As hastes crescem verticalmente, em direção ao céu, com poucos brotos nascendo para os lados. Sua ânsia por crescimento toma-se bastante evidente quando ob­servamos estas hastes coloridas se esticando para o alto. Entre­tanto, quase não chega a florir. Gasta tanta energia procurando ascender que suas tentativas para chegar ao estágio de flor mani­festam-se fracamente em botões, também compridos e de cor branca ou amarela.

É bem conhecida a história de Ícaro, personagem que cons­truiu asas de cera e quis voar cada vez mais alto, próximo ao Sol. O resultado é evidente!

A personalidade Ícaro as vezes  está  procurando voar, cada vez mais alto, contabilizando a todo o momento seus sucessos e anseios em relação à meta traçada.

As vezes é uma pessoa que, ansiosa para progredir espiritualmente, controla de modo velado aqueles que não buscam a ascensão espiritual. Pode adotar comportamentos extremados de rigidez alimentar e abstinência sexual

Esta personalidade as vezes deixa de notar que os comportamen­tos virtuosos são a conseqüência natural do amadurecimento espi­ritual, em vez de uma pré-condição para a evolução. Comer carne e açúcar, tomar café, fumar e beber fazem mal a saúde física e mental, porém a eliminação destes hábitos exige que haja um direcionamento anterior do comportamento para as atitudes espiritualizadas. Não é só porque o indivíduo eliminou estas prá­ticas de sua vida que irá evoluir espiritualmente.
A personalidade Icaro pode buscar e almejar ser reconhe­cida. Gosta de aparecer e fica frustrada quando isto não acontece. Mas, no fundo de sua consciência, ela sabe que se procurar che­gar muito perto do Sol suas asas de cera derreterão. "Aquele que procura muito ser elevado, será rebaixado." Procure não se sentar no melhor lugar à mesa do banquete, pois assim não será necessá­rio o Senhor chamar sua atenção e indicar-lhe um lugar menos privilegiado no festim.
A personalidade Icaro, em geral, sente-se afetada pelos sons, pela visão, pelo olfato, pelo tato e pelo paladar, principalmente nas grandes cidades, onde as impressões sensoriais são mais estressantes. Ela as sente tão fortemente que pode acabar se desorien­tando e se sentindo oprimido nos ambientes congestionados.
A essência floral Icaro nos permite entender a fugacidade de querer "aparecer", com vôos cada vez mais altos em direção ao sucesso. É necessário que tenhamos uma meta inte­lectual, moral e material guiando nossos passos, mas sua veloci­dade e direção devem ser equilibradas para não levarmos um tombo tão grande quanto o anseio de subir ao topo do mundo.

Esse floral ajuda-nos a perceber nossos limites e necessida­des, em um nível harmonioso com a nossa condição de vida e a dos que nos cercam, sem "forçar a barra".





As pessoas do tipo bem sucedido, se apresentam em geral, audaciosas, com elevadas ambições ou pre­tensões, que correm riscos sem avaliar suas conseqüências; para as persona­lidades que vivem em busca de ascensão e reconhecimento e, para isso, os riscos; julgam cada evento do dia-a-dia, contabilizando e verificando seus créditos no rumo desejado, atraindo com isso um estado de tensão gerado pela ânsia constante em querer progredir; para quando a escalada da pessoa é muito impetuosa, repleta de falsos apoios e apenas ilusoriamente de valor; para quando se busca pelos meios possíveis a glória, o reconhecimento, um lugar de destaque, mesmo que no profundo do íntimo algo fale sobre a fugacidade das aventuras externas. Não se trata de uma personalidade autoritária, cruel ou dominadora; pelo contrário, pode ser silenciosa e delicada, porém vive o ímpeto de se destacar do mundo vulgar.

Ícaro é de muito valor para os indivíduos que levam ao extremo o caminho ascético ou espiritual. A essência atua também em situações onde há hipersensibilidade, exaltação sensorial ou quando a pessoa se sente muito afetada por sons, luzes, cheiros, pelo tato e paladar; para quando o indivíduo não consegue se desvencilhar do excesso de impressões sensoriais, principalmente nos ambientes congestionados das grandes cidades; para a desorientação e a opressão que surgem nesses locais caóticos; para a pessoa que se sente muito presa na Terra, escravizada por sua multidão de fenômenos, e que necessita de um impulso de ascensão.

Ícaro trabalha o equilíbrio entre o impulso anímico natural de retorno ao mundo cósmico e os compromissos de uma estada perfeita aqui na Terra. A essên­cia tanto ajuda aqueles que querem se elevar impetuosamente como também os
outros a quem falta um mínimo impulso ascensional. Deve ser ministrada nas si­tuações em que há dores físicas, locais ou generalizadas, porque funciona como uma espécie de anestésico ou analgésico floral.

Ícaro é a essência floral preparada com as aromáticas flores de uma planta silvestre chamada de Coari, Coari-bravo, Alfínete-do-mato, Rojão, Rabo-de-rojão, Vara-de-rojão, Foguetinho, Rabo-de-foguete e Chinchila.

Icaro representa a humanidade que tanto anseia se libertar desta ilha terrena ma­terial, toda cercada por um mar de emoções. A lição contida na aventura de ícaro nos instrui para que cultivemos a vontade de ascender à morada celestial com harmonia e equilíbrio, sem impetuosidade ou falsas ilusões. Para evitarmos as pretensões malogradas, devemos ser audaciosos apenas no limite que permite o nosso coração, a nossa profunda intuição espiritual.

A ascensão do Foguetinho é tão vertiginosa que ele ultrapassa rapidamente em altura todas as plantas circunvizinhas. Todavia, tão logo atinge o auge de seu crescimento, seca inevitavelmente, como uma espécie de funesta recompensa, ad­quirindo um aspecto estorricado. A breve história deste vegetal se confunde muito com a lenda mitológica de ícaro. Assim, a essência floral armazena os frutos benéficos da lição que esta tradição ensina.

 O nome científico Tagetes é uma homenagem a Tages, um filho do deus Júpiter, que na mitologia etrusca ensinava aos homens as coisas da divindade.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...