Google Tag Manager

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Florais de Minas - Matricaria


Posted by Picasa

MATRICARIA (Matricaria chamomilla) - Camomila

Para as pessoas nutritivas, que se esgotam na ânsia de servir bem.

A camomila tem uma coroa de flores brancas (que parecem pétalas) voltadas para baixo e um disco central, bem exposto, de florzinhas amarelas.
           
A personalidade Matricaria é aquela que se dedica inteira­mente a tudo o que faz; é devotada, entusiasmada, faz todos os sacrifícios do mundo para realizar bem as coisas - e espera que os outros sejam exatamente como ela. Não espera elogios por seu trabalho, o que quer é um mundo perfeito à sua volta e tenta, de todas as maneiras, fazer com que todos ajam justamente como ela, nesse sacrifício do fazer bem feito.

As exigências e o excesso de preocupação com o desempe­nho dos outros fazem com que a pessoa Matricaria possa ter palpita­ções, opressão no peito, indigestão de fundo nervoso e espasmos intestinais, pois pode ficar tensa e irritada.

A essência floral Matricaria nos ajuda a entender cada pes­soa dentro da sua individualidade e a respeitar a maneira como ela realiza suas tarefas.

Este floral areja nossos sentimentos e pensamentos, dando-­nos liberdade em nossos esforços rumo à perfeição.






Para a pessoa entusiasmada, que se entrega totalmente ao serviço que lhe apraz; que, entretanto, sofre muito internamente, quando não observa a mesma solidariedade à sua volta.

Para aqueles que se envolvem de coração e incondicionalmente com tudo o que fazem; quando solicitados, dão-nos a atenção total e exclusiva, sacrificando o que estavam fazendo; não gostam de ser o centro da atenção e não exigem elogio para si, mas desejam tão-somente que os outros tenham um mesmo comportamento; não são indivíduos subservientes, todavia se esforçam ao máximo para atenderem as necessidades alheias, quando as julgam procedentes; não conseguem em geral, compreender a razão pela qual os outros não se envolvem de corpo e alma para ajudar os semelhantes; são pessoas nutridoras que têm consciência de que sacrificam parte de si, mas não aceitam que os outros também não o façam; tornam-se facilmente sobrecarregados de trabalho, irritam-se internamente com argumentos e atitudes egoístas no ambiente.

A personalidade fica, propensa a superestimar as próprias falhas e também as alheias, no que tange à capacidade de nutrir, favore­cendo a sobrecarga do sistema nervoso. A pessoa Matricaría não é apreensiva e nem mesmo apegada a seus entes queridos, a não ser quando adoecem e,assim, fica ex­cessivamente transtornada, querendo fazer de tudo por eles.

Em geral, o bloqueio de energias pode trazer esgotamento mental, insônia, palpitações, opressão no peito, indigestões nervosas, espasmos intestinais, alergias, zumbidos no ouvido e irritabilidade.

A essência desperta no indivíduo um conceito mais luminoso de solicitude e amor ao próximo, equilibrando sua capacidade de nutrição cósmica.

A Camomila é uma planta da família das Compostas, comum nos quintais das casas do interior, sendo também conhecida por Macela. Trata-se de uma conformação floral análoga àquela personalidade que sacrifica uma parte de si para tanto melhor servir aos outros.
A essência ajuda a harmonizar essa entrega e traz maior compreensão sobre as limitações de todos.

É conside­rada um dos remédios caseiros mais eficazes, principalmente as flores, as quais são tônicas e estimulantes, sendo empregadas nas cólicas de estômago, dos intestinos e do útero, nas menstruações difíceis e dolorosas, nas indigestões, flatulências, inapetências, verminoses, transtornos da dentição, dores, nervosismos e histerias. São ainda indi­cadas com sucesso contra as febres e enxaquecas de pessoas com índole nervosa e excitável. O óleo das sementes é sedativo nas gastralgias ou dores agudas de estôma­go. Na forma de compressas quentes é indicado no tratamento da gota e dos reuma­tismos.

 O chá é usado em mamadeiras de crianças de tenra idade, com efeito calmante e regulador do aparelho digestivo, tendo ainda o sabor suave e agradável. Devido às suas propriedades sudoríferas, a planta é empregada nas enfermidades infecciosas, como resfriados e gripes.

A infusão das flores, cozidas lentamente em banho-maria, e em seguida coadas, serve para ser usada no bebê após o banho, aplicada na pele com assaduras ou queimada pelo sol; é também útil para a limpeza da crosta na cabeça dos recém-nascidos. 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...