Google Tag Manager

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Florais de Minas - Thumbergia


Posted by Picasa


Thumbergia (Thumbergia alata)

para os que apresentam algumas características marcantes de liderança,  com tendência a serem  dominadores e algumas vezes autoritários, arrogantes e inflexíveis; agressividade, tirania, crueldade".

A personalidade Thumbergia pode ser muito dura, inflexível, auto­ritária, achando que todos devem lhe prestar obediência. Adota  métodos claros  para atingir o que quer. Seus objetivos pessoais estão bem definidos. Há uma moldu­ra de superioridade no que faz. Dificilmente  aceita comparação entre as suas atitudes e as dos outros. Pode passar por cima das opiniões alheias ao exigir obediência cega. É eficiente, tem racio­cínio rápido e é ótimo nas emergências.

Quando apresenta por um tempo mais longo esta atitude dominadora de exigir que tudo seja feito do seu jeito (suas idéias não circulam, sempre acha que está certa), a personalidade Thumbergia acaba se tornando hipertensa, com problemas de coluna vertebral, hipertensão arterial e tensão no peito.

A essência floral Thumbergia nos ajuda a entender que os nossos talentos existem para podermos ajudar os outros e não para impormos a eles nossa vontade. Mostra-nos que todas as pessoas têm o direito não só de executar suas tarefas como também de pensar da maneira que bem lhes aprouver, pois é preferível errar seguindo as próprias idéias do a acertar seguindo as idéias dos outros.

 

As pessoas deste tipo podem apresentar uma índole autoritária e inflexível; dotada de enorme força de vontade, tende a menosprezar a opinião alheia, a exigir obediência incondicional e a adotar métodos cruéis para atingir seus objetivos pesso­ais; para aquele que domina os outros com mão de ferro; há sempre um sentimento de superioridade acompanhando suas ações; para a criança agressiva e tirânica e para os pais excessivamente severos.

A personalidade padrão em desarmonia é cruel, domina dor a, sem escrúpu­los, onipotente, arrogante, ditatorial, impiedosa, maquiavélica e ambiciosa por poderes. Em situações mais extremas pode ocorrer desvirtuamentos na conduta, gerando formas de sadismos e masoquismos. A preocupação excessiva com o bem-estar dos outros é justificável pela segurança e convicção que tal personalidade tem de que está com a razão e que o melhor para os outros é segui-Ia, silenciosamente, sem questionamentos. Fisionomicamente, a pessoa tende a apresentar a face quadrada, com sulcos bem marcados e retilíneos; o queixo, a mandíbula e o osso do alto posterior da cabeça, bem desenvolvidos; o olhar, penetrante e frio; os lábios, bem finos e cerrados; a cabeça e o tronco, eretos; e o dedo indicador, representante do ego, superdesenvolvido.

O bloqueio de energias está associado a níveis de gradação que vai da ansiedade à ambição, à vontade férrea e por fim, à compulsão para alcançar o poder e o sucesso. Essa disposição mental torna-se necessidade vital, engendrando con­sigo o conflito, a perda da liberdade da alma, pois, como dizem os sábios mestres, o conflito é o filho dileto da necessidade. A permanência nestes padrões vibratórios, internamente rígidos e tensos, traz como conseqüências a rigidez e a tensão corpóreas, problemas na coluna vertebral, rigidez mandibular, hipertensão, impotência sexual, disfunções na bexiga, fraturas ósseas e várias classes de acidentes físicos.

Porém, quando bem equilibrada, é uma personalidade que alia coragem, firmeza, segurança e autoconfiança com a incomparável capacidade de liderança construtiva, principalmente em situ­ações caóticas e conflituosas. Quantos reis antigos, em especial na China, condu­ziram suas nações por milênios de paz e progresso espiritual, fortalecendo as tra­dições maiores e a mente do povo, através de uma liderança divinamente outorgada e repleta da sabedoria e da justiça cósmicas, colhidas quis gotas preciosas da na­tureza em harmonia! Sabiam unir o povo porque cada indivíduo era submetido a uma única lei, igual para todos, tal como as águas do mundo se unem no mar por estarem sem exceção sujeitas à mesma ação gravitacional.

Thumbergia relaciona-se com as energias positivas de verdadeira autoridade e de capacidade em assumir convicções. A Carolia ou Amarelinha é uma trepadeira da família das Acantáceas, originária da África, mas já espontânea no Brasil.

Há uma grave crise de autoridade nesta atual civilização; é a crise da au­sência de valores divinos, é um drama coletivo e também pessoal, cujo cerne está no esquecimento da autoridade do Eu Superior. Um líder livre de todo e qualquer interesse pessoal, com um sábio senso de justiça, predisposto a compreender, firme em seus atos, será capaz de dissolver a rigidez e o egoísmo que a tudo e a todos separam. 


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...