Google Tag Manager

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Florais de Minas - Verbenacea


Posted by Picasa



VERBENACEA (Cordia verbenacea) – Erva Baleeira.

Para as pessoas que em geral se apresentam obcecadas por justiça, com tendência ao fanatismo, entusiasmadas, superansiosas e que podem apresentar problemas psicossomáticos

A personalidade Verbenacea  fica tão entusi­asmada com suas idéias, que quer que todo mundo as siga. Não relaxa, fica inflamada, tensa, superansiosa e deseja que todos par­ticipem do que considera certo. É disciplinada, não economiza energias; ao contrário, até as esbanja. Cumpre os horários rigida­mente. Diz tudo aquilo que tem de ser dito; é "curta e grossa" em seus comentários. Desta maneira, torna-se tensa e acaba por sofrer de dores de cabeça, insônia, dores na coluna vertebral e inflamações variadas. As tensões se alastram pelas cos­tas, ombros e pescoço devido à má distribuição da energia.

A personalidade Verbenacea é um orador e líder nato. Quer converter todos aos seus pontos de vista.
A essência floral Verbenacea nos ajuda a compreender que nem todos têm de seguir o caminho escolhido por nós e que as pessoas podem chegar ao mesmo ponto de evolução por caminhos diferentes.







Em geral as pessoas deste tipo podem ser superansiosos, exasperados por justiça e via de regra muito entusiasmados com as próprias idéias e opiniões; para aqueles propensos aos fanatismos de toda espécie, que assumem muitas atividades ao mesmo tempo e, quando iniciam as tarefas, sentem necessidade de terminá-Ias custe o que custar.

O esforço exagerado numa causa ou atividade podem torná-Ios hiperansiosos e até mesmo esgotá-Ios psíquica e fisicamente. Geralmente têm dificuldades de conviver com pessoas de idéias antagônicas, são perfeccionistas, têm um poderoso plano mental e podem ser acometidos em certo grau por orgulho.

 Gostam de convencer os outros, se entusiasmam com suas verdades e desafios e lutam ardorosamente para realizar os sonhos e fantasias, quase sempre conseguindo para isto adeptos ou auxiliares.

Daí a freqüência com que podem ser acometidas por insônia, tensões na nuca, principal­mente ao entardecer, hipertensão arterial, dores de cabeça e de coluna, atrozes, artrites e processos inflamatórios em geral. Muitas vezes, realizam suas tarefas com tanta insistência que acabam desrespeitando as próprias necessidades fisiológicas básicas, podendo com isto surgir patologias digestivas e intestinais, especialmente a gastrite e a prisão de ventre.

 São indivíduos  lutadores por causas justas. Ajuntam-se socialmente em organizações filan­trópicas, sindicatos, partidos e demais agrupamentos de cunho político ou ecológi­co. Quando equilibrados, são calmos, sábios, bons oradores, líderes natos, corajo­sos, de entusiasmo contagiante e têm elevado senso de justiça.

 O germe do entusiasmo é a semente que sustenta os movimentos e as justas trans­formações, sendo o timbre central e o tom mais característico dessa personalidade. Nada existe, tanto a mais ínfima quanto a maior coisa manifesta, que não seja fruto do entusiasmo.

A essência Verbenacea é considerada um antiinflamatório do sistema. A essência busca desobstruir os canais de comunicação com aquelas regiões interiores da alma onde estão guardados os registros da extrema sabedoria, da vontade sábia e os conceitos de justiça divina.

A Verbenacea provém de um arbusto de, no máximo, três metros de altura, nativo do Brasil e pode ser encontrado pelos caminhos de terra de todo o interior.

Pertence à família das Verbenáceas, recebe vários nomes como Erva-baleeira, Maria-preta, Catinga-de-barão e Maria-milagrosa, e é utilizada pelos citricultores para atrair os insetos prejudiciais à lavoura. Tem um cheiro muito forte e insistente. As inflorescências aparecem nas extremidades dos ramos em forma de espigas curva­das para baixo, repletas de flores brancas miúdas.

 Devido ao aspecto do cacho florido, em algumas localidades chamam-na também de Periquito. A floração não ocorre de uma só vez, mas persiste por um tempo muito longo. Nas roças usam-na também para varrer o piso dos fornos de barro, pois deixam um agradável aroma nos biscoitos.

Tem aplicações populares nas artrites, reumatismos, artroses, infecções de coluna, contusões e nas inflamações em geral. Passa também por ser útil contra tumores e úlceras de mau caráter, constituindo ainda um hemostático enérgico. Outro uso popular é como adstringente, nos bochechos, nas dores de dentes, apressando a desinflamação dos tecidos bucais. Na forma de cozimento acelera também a ci­catrização de feridas.

A brancura das flores da erva é um dos espectros do entusiasmo primordial, é um rastro da luz branca original, completa, sonora, ultrabrilhante e ativa, saindo da quietude e do silêncio absolutos, inerentes à negritude total do imanifesto, é um lampejo da busca latente pelo vir a ser arco-íris, é reflexo do impulso de uma nova ronda, é a devoção divina ao movimento.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...