Google Tag Manager

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Falta de Dinheiro - As origens físicas da depressão do desemprego


Posted by Picasa
4- As origens físicas da depressão do desemprego
Podemos ficar deprimidos porque somos criaturas físicas.
Você se sentirá deprimido se anda dormindo pouco ou mal, o se está enfraquecido, por alguma razão.
O mundo nunca parece brilhante para quem tem o sono atrasado. Assim como não parecerá alegre e brilhante a quem sentir-se deprimido.
E, no entanto, é muito fácil confundir as duas condições. O que você imagina ser depressão pode ser, de fato, simplesmente, cansaço.
É claro que existem outras coisas e uma das principais é a falta de dinheiro.
Como criaturas físicas, precisamos manter um teto sobre as nossas cabeças, comida na mesa, precisamos de roupas, etc. Muitas pessoa, independentemente de estarem trabalhando ou não, habituaram-se a descrever sua situação financeira em tons trágicos. Quando ficamos desempregados então, naturalmente, achamos que as coisas andam de mal a pior: é que muitos de nós também habituaram-se a viver confiando no contracheque, todo o mes. A verdade é que quanto mais dependemos para nos considerarmos felizes das coisas que podemos comprar, mais estaremos sujeitos e vulneráveis à depressão em períodos difíceis.

Remédios:
1- No passado, costumava ficar abismado ao ver quantos caçadores de emprego deprimidos tornavam-se pessoas felizes e revigoradas simplesmente recuperando algumas horas de sono perdidas. A receita é: Desligue a TV às 10 horas e vá para a cama! Isso vai fazer você se sentir melhor - algumas vezes, muito melhor!
2- Acerte o seu sono, indo para a cama regularmente todo dia à mesma hora.
3- Evite coisas que podem mantê-lo acordado como cafeína, depois do jantar. E reduza o consumo de alcool para apenas uma cerveja no jogo de futebol com os amigos.
4- Se estiver rolando na cama por mais de 30 minuto sem conseguir conciliar no sono, levante-se e pegue alguma coisa para ler, para escrever, para meditar. Faça isso fora da cama. Use a cama apenas para dormir e para fazer amor.
5- Além de dormir o suficiente, há outras coisas que você deve fazer para manter-se fisicamente em forma para a sua caça ao emprego. Quando eu próprio estava desempregado achava importante:
- Tomar um pouco de sol, ou procurar sentar-me junto a alguma fonte de luz brilhante, durante os períodos longos de dias nublados.
- Fazer uma caminhada todos os dias de 15 minutos, observar a Natureza e orar pedindo ajuda a Deus no final.
- Procurar fazer exercícios físicos regularmente, se possível hidroginástica, sempre com orientação medica prévia.
- Beber muita água. Cerca de 8 copos de água por dia. Pode parecer estúpido, mas estar bem hidratado é muito importante.
- Comer refeições balanceadas com muitas fibras - Há vários estudos que indicam uma conexão entre açúcar e depressão. Diminuir o consumo de açúcar é uma excelente medida para o momento. Evitar as gorduras animais. Procurar ingerir mais verduras.
- Tomar vitaminas, ingerir suplementos alimentares adequados. Procurar usar produtos naturais, nutracêuticos,  produtos de origem conhecida.
- Resumindo: faça tudo o que a sua mãe lhe diria para fazer.
6- Procure fazer algum tipo de bico para ganhar algum dinheiro - um trabalho honesto que não prejudique a sua caça ao emprego. Dê preferência aos trabalhos temporários.
7- Finalmente, se quer utilizar este momento para repensar quais são suas reais necessidades na vida, quem sabe irá descobrir que abraçar uma existência mais simples tem as suas vantagens - mais tempo para ficar com quem a gente ama, por exemplo. Esta "simplicidade voluntária" pode ser exatamente o que a sua alma está pedindo.
Um abraço, querido leitor!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...