Google Tag Manager

quinta-feira, 18 de março de 2010

Holi Festival das cores na Índia

Happy Holi
Hoje, 18 de Março de 2010, se encerra em todo o mundo o Festival da Primavera Holi ( "Dhulandi" ou "Phagwa"), também conhecido como "Festival das Cores".
Ele é celebrado pelos hindus, budistas, sikhs, jainistas e outros.
É observada principalmente na Índia, Nepal , Sri Lanka, Paquistão, Bangladesh e países com grandes populações da diáspora de indianos, como o Suriname, Guiana, África do Sul, Trinidad e Tobago, Reino Unido, E.U.A., Ilhas Maurício e Ilhas Fiji. Em Bengala Ocidental, da Índia e no Bangladesh é conhecido como Dolyatra (Doul Jatra) ou Basanta-Utsav (Festival da Primavera ").
A Holi mais célebre é o da região Braj, em locais ligados ao deus Krishna: Mathura, Vrindavana, Nandagaon e Barsana.
Para saber mais, clique em Mais informações, abaixo.



Happy Holi 2
No Nepal, Holi é considerado um dos maiores festivais. Uma vez que mais de 80% das pessoas no Nepal são hindus, Holi, junto com muitos outros festivais hindus, é comemorado no Nepal como uma festa nacional e quase todo mundo celebra-lo independentemente da sua religião. O dia de Holi é também um feriado nacional no Nepal.

HOLI toda a Índia em uma ampla gama de comemorações

Além do Holi de Braj em Uttar Pradesh e Utsab Basant na Shantiniketan em Bengala, o festival é comemorado com grande entusiasmo em todos os outros estados da Índia.

No norte da Índia, Haryana, Maharashtra e Gujarat em Ahmedabad,
um pote de manteiga é pendurado no alto da rua e meninos tentarm alcançá-lo e quebrá-lo, fazendo pirâmides humanas, enquanto as meninas tentam impedi-los jogando água colorida sobre eles para comemorar as brincadeiras de Krishna.  Nesse momento os meninos, embebidos com as cores, saem em procissão. O menino que finalmente consegue quebrar o pote é coroado o Rei Holi do ano para essa comunidade.

Os Bengalis comemoram o Holi como  "Dol Yatra" ou o balanço do festival, onde os ídolos de Krishna e Radha são colocados em balanças e mulheres cantam canções devocionais.

Manipuris no nordeste da Índia costumam comemorar Holi por seis dias a partir do dia primeiro de março.
Introduzida no século XVIII com Vaishnavism, logo se fundiu com o festival de séculos " Yaosang. "Tradicionalmente, os jovens, de  noite, executam uma dança folclórica em grupo chamada" chongba thaabal 'na noite da lua cheia de Phalgun, juntamente com canções folclóricas e batidas rítmicas do tambor indígena.
Em templos de Krishna, os devotos cantam canções devocionais, executam danças e jogar 'gulal' vestindo tradicionais turbantes de cores brancas e amarelas.
No último dia do festival, as procissões são grandes  e dirigidas para o templo de Krishna, principalmente perto de Imphal, onde vários programas culturais são organizados.
Um abraço, estimado leitor.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...