Google Tag Manager

quinta-feira, 22 de abril de 2010

O Cemitério dos Ingleses de Recife

O Cemitério dos Ingleses de Recife

Estimado leitor,

Tive a oportunidade de conhecer no dia 20 de Abril o Dr.Ephrem Abreu e Lima, descendente, e pesquisador da vida e obras do General Abreu e Lima, cujo corpo se encontra sepultado no Cemitério dos Ingleses.




















Para saber mais clique em Mais informações, abaixo.


Dr. Ephrem (à direita na foto) é um gentlement. Afável e muito inteligente ele me explicou um pouco da história do General Abreu e Lima e do Cemitário dos Ingleses de Recife, cujo resumo gostaria de compartilhar com o estimado leitor.

1810- Tratado de Navegação e Comércio entre Portugal e Inglaterra.
Artigo 12: Os súditos de Sua Magestade Britânica falecidos nos territórios de Sua Alteza Real, o Príncipe Regenge de Portugal devem ser sepultados em lugares destinados para este fm.
1814- Governador da Capitania de Pernambuco, delimitou o Cemitério dos Ingleses do Recife na região de Santo Amaro das Salinas.
1821- Primeiro Capelão Inglês no Recife.

Voltando um pouco no tempo para entendermos a história temos:
1794 - Nasce em Recife José Ignácio de Abreu e Lima. Poliglota, estudou no Centro Humanista de Olinda.
Transferido para o Rio de Janeiro, matriculou-se na Academia Real Militar, recebendo a patente de Capitão de Artilharia.

Pai: José Ignácio Ribeiro de Abreu e Lima.
Um dos idealizadores da Revolução Republicana de 1817, o mais importante movimento na tentativa de separa;áo de Brasil de Portugal (5 anos antes da independência em 1822), preso e condenado a morte na Bahia.

Abreu e Lima, tambem acusado de ter aderido a revolução também é preso na Bahia e condenado a morte.
Escapa da prisão e foge para os Estados Unidos.

De lá Abreu e Lima escreve uma carta para Simon Bolivar, informando sua formação acadêmica militar e relatando o martírio de seu pai. Se oferece para lutar pela libertação da Venezuela e de todos os países que estavam sob o jugo espanhol na América Latina.

Sendoaceito, se junta ao exército libertador de Simón Bolivar ascendendo por sua bravura ao posto de coronel.

Após a última e vitoriosa batalha, aniquilando o exército espanhol, Simón Bolivar promove Abreu e Lima a mais alta patente militar de General do Exército Libertador.

Em 1830 falece Simón Bolívar tendo ao seu lado o General Abreu e Lima, que retorna ao Recife, no Brasil, dedicando-se a escrever vários livros de grande importância, sendo O Socialismo, o primeiro livro sobre o assunto escrito no Brasil e na América Latina.

Faleceu no Recife e foi sepultado no Cemitério dos Ingleses.

Segundo o Dr.Ephrem Abreu e Lima, descendente e pesquisador da vida e obras do General Abreu e Lima,
o Brasil ainda conhece pouco este exemplo de caráter, horadez e altruismo.

Daí o motivo deste post, estimado leitor.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...