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quinta-feira, 22 de setembro de 2011

A Banda Mais Bonita da Cidade é um exemplo de Crowdsourcing saiba o que é e divirta-se

A Banda Mais Bonita da Cidade é um exemplo de Crowdsourcing bem sucedido. Saiba o que é e divirta-se curtindo este video incrível!
A tradicional, “vamos fazer uma vaquinha”, para conseguir comprar e fazer algo, é um exemplo de Crowdfunding. Saiba o que é isso, no video de entrevista abaixo. Confira! Você vai gostar.
Estimado leitor, recentemente fui desafiado a escrever sobre Crowdsourcing no Brasil e encontrei muita coisa incrível sobre este assunto que gostaria de compartilhar.
Veja este video. Se demorar para abrir, vá direto ao YouTube em http://www.youtube.com/watch?v=QW0i1U4u0KE&feature

Veja esta entrevista muito interessante!
Se demorar para abrir, vá direto ao Youtube em
http://www.youtube.com/watch?v=1MUdoto9QlU


Crowdsourcing

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Crowdsourcing
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 
O crowdsourcing é um modelo de produção que utiliza a inteligência e os conhecimentos coletivos e voluntários espalhados pela internet para resolver problemas, criar conteúdo e soluções ou desenvolver novas tecnologias.
O crowdsourcing possui mão-de-obra barata, pessoas no dia-a-dia usam seus momentos ociosos para criar a colaboração.
 
Para saber mais, clique em Mais informações, abaixo.



 
É uma nova e crescente ferramenta para a inovação. Utilizado adequadamente, pode gerar ideias novas, reduzir o tempo de investigação e de desenvolvimento dos projetos, diminuir nos custos, para além de criar uma relação direta e até uma ligação sentimental com os clientes.
Dois bons exemplos de produtos obtidos através do sistema são os sistema operacional Linux e o navegador Firefox, que foram criados por um exército de voluntários ao redor do mundo.
Comporta a noção de que o universo dos internautas pode fornecer informações mais exatas do que peritos individuais.
A idéia é que o todo seja capaz de se auto-corrigir. Se um grande número de pessoas é capaz de corrigir os erros uns dos outros - quer estes sejam por ignorância ou preconceito – os resultados serão no global mais confiáveis do que a resposta de um indivíduo ou de um pequeno grupo.
O maior exemplo desse conceito é a própria Wikipedia, que é praticamente tão precisa nas suas definições como uma enciclopédia tradicional e consideravelmente mais comoda de usar.
Como referem Tapscott e Antony D. Williams, em Wikinomics, as novas "armas de colaboração em massa", que têm um custo reduzido (desde as ligações Voip e software livre) permitem que muitos milhares de indivíduos e pequenos produtores criem em conjunto produtos, acedam a mercados e deliciem os seus clientes, o que no passado só as grandes empresas conseguiam.
As pessoas agora partilham conhecimentos e recursos que lhes permitem criar uma vasta gama de bens e serviços que qualquer um pode usar e modificar.

Contexto pedagógico

As redes de comunicação que as escolas têm vindo a implementar, quer através da internet, quer com o recurso aos telemóveis, permitem uma conectividade permanente, promovendo uma comunicação permanente entre alunos, professores, pais, gestores das escolas, parceiros, ou seja, as forças "vivas" da comunidade, em que a resolução de problemas e o ato de aprender centra-se no significado do provérbio chinês que diz ser "é necessária toda a aldeia para criar cada criança".
Em termos de educação, o que se pretende é uma escola aberta à comunidade, ao mundo, que partilhe os seus problemas, e que a solução dos mesmos resulte de um contributo "global", independentemente dos atores, em que as sinergias resultem na melhor solução para a questão em debate. Resultado desta convergência tecnológica - telefone, computador - associados a esta rede global de comunicação que é a internet, a escola deixa de ser um espaço que trata de produzir, armazenar e distribuir informação/conhecimento, assente numa estrutura hierárquica, mas sim, na noção que os indivíduos exteriores ao espaço físico escolar, podem dar uma contribuição fundamental na análise dos problemas em estudo.

Referências

  • BRABHAM, D. - Crowdsourcing as a Model for Problem Solving, An Introduction and Cases, Convergence: The International Journal of Research into New Media Technologies, London, Los Angeles, New Delhi and Singapore Vol 14(1): 75–90, 2008.
  • HOWE, J., The Rise of Crowdsourcing, Wired Magazine, 14(6), June 2006
Um abraço, estimado leitor e visite também:

CrowdBrasil - Sites Brasileiros de Crowdfunding
Fonte: 
http://crowdfundingbr.com.br/

Como informação útil para todos os interessados em crowdfunding no Brasil, seguem as plataformas (em funcionamento) hoje no Brasil, separadas por foco de atuação:
Projetos Criativos
Catarse - www.catarse.me
Movere - www.movere.me
Projetos De Shows / Eventos / Artistas
Show Mambembe - www.showmambembe.com.br
Showzasso - www.showzasso.com
Projetos De Software
Make IT Open - www.makeitopen.com.br
Projetos Em Geral
Bemfeitoria - www.bemfeitoria.com.br
Começa Aki - www.comecaki.com.br
Eu Patrocino - www.eupatrocino.com.br
Incentivador - www.incentivador.com.br
Projetos Sociais e Ambientas
Impulso - www.impulso.org.br (microempreendedores de baixa renda)
LET’S - www.lets.bt
Vamos Agir ! - www.vamosagir.com
Existem outras plataformas de crowdfunding, mas ainda não estão em operação. A lista completa está em https://docs.google.com/a/vamosagir.com/spreadsheet/ccc?key=0ApYdiEpqIsridEFRSEozME92cnZoZ3d1V3F1dkN6Z0E&hl=en_US#gid=0
Atenciosamente,
André Gabriel.
Fundador
LET’S - www.lets.bt
Vamos Agir ! - www.vamosagir.com
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