Google Tag Manager

domingo, 4 de setembro de 2011

Os Arcanos do Taro e os Florais de Minas 17/78

Os Arcanos do Tarô e os Florais de Minas parte 17 de 78
17 taro
Arcano 17 – XVII A Estrela dos Magos
17- XVII – A Estrela dos Magos – (A luz interna, influência, domínio, elevação, esperança). Liberta-te das tuas paixões e dos teus erros para estudar os mistérios da verdadeira ciência e sua chave te será dada. Um raio da Divina Luz iluminará o teu interior e mostrar-te-á o caminho da felicidade. Qualquer que seja a crise em tua vida, nunca destruas as flores da Esperança e colherás os frutos da Fé
Ler mais: http://biometrio.blogspot.com/2011/08/taro-egipcio-significado-os-78-arcanos.html#ixzz1VlvEiNJI
O vaso da mão direita é de prata e o vaso da mão esquerda é de ouro. São 7 estrelas. As estrelas tem 8 pontas. A jovem está com a boca semi-aberta.
Phe – Peh – A letra hebraica atribuída ao Arcano XVII – 17 – A Estrela é “Peh” que significa liberação, imoralidade. Tem o conceito ligado à inspiração, à influência do superior na humanidade. Representa a boca e a lingua. Em sentido negativo é dado o significado de falta de esperança.
“Peh” está relacionada com as mesmas idéias de “Beth”.
Beth -Significa particularmente a boca do homem como orgão da palavra
Peh- Significa particularmente ao som produzido pela boca; a palavra.
De acordo com Papus, “Peh” é o verbo em ação na Natureza com todas as suas consequências.
Enquanto que o Arcano II aparece de boca fechada, mantendo os segredos para o mundo, o Arcano XVII utiliza expressivamente a linguagem da Natureza.
As máximas do Hexagrama 61 do I Ching, Chung Fu, A Verdade Interior, dão idéias relacionadas à Estrela dos Magos do Tarô.
I Ching 61 Chung Fu A Verdade Interior
<
Chung Fu
61. Verdade Interior
Acima:VENTO, madeira , suavidade, penetração
Abaixo:LAGO, pântano, compensação agradável O Julgamento
Porcos (vento)  e peixes (lago). Boa sorte. Isto o encoraja a cruzar a grande água.Perseverança prevalesce.
A Imagem
Vento sobre o lago. Assim o homem superior discute casos criminais para atrasar as execuções.
Aprenda a ser feliz com você e com sua vida, a medida que faz planos para o futuro.Questões materiais e práticas não terão um tanto de sucesso, mas a sua paz se encontra dentro. Você é bemquisto, portanto se você se comunicar bem terá algum sucesso.
Ler mais: http://biometrio.blogspot.com/2011/08/ba-gua-e-i-ching-caminhos-da-sabedoria.html#ixzz1Vlz36G1j
“O vento sopra sobre o lago e agita a superfície da água. Assim, do invisível manifestam-se os efeitos visíveis.
Os atributos dos trigramas são: acima – suavidade, tolerância para com os inferiores; abaixo – alegria em obedecer aos superiores.
Tais condições criam a base de uma confiança mútua qaue possibilita o êxito.
Para que possa intensificar o poder da verdade interior, um homem deve sermpre se voltar ao seu superior. Com ele poderá obter um esclarecimento, assim como a Lua recebe a luz do Sol.
I Ching 5 Hsu
O hexagrama do I Ching 5 – Hsu, A Espera (Nutrição), traz indicações interessantes ao relatar:
E
Hsü
5. Espera
Acima:ÁGUA, abismo , perigo
Abaixo:CÉU, masculino, ativo, criativo O Julgamento
Se você for sincero, você encontrará a luz e o sucesso. Perseverança lhe trará boa sorte. Será vantajoso atravessar a grande água.
A Imagem
A nuvens surgem no céu; assim o homem superior come e bebe. Ele é jovial e alegra.
Espere a hora certa de agir. O sucesso surgirá se voce for paciente. Seja verdadeiro com voce mesmo, e forte em seus objetivos enquanto voce espera.
Ler mais: http://biometrio.blogspot.com/2011/08/ba-gua-e-i-ching-caminhos-da-sabedoria.html#ixzz1Vm1VKIZP
 
“A espera não é uma esperança vazia. Possui a certeza interior de alcançar o seu objetivo. Somente esta certeza confere a luz única que conduz ao sucesso.
Não se deve ceder às preocupações nem procurar moldar o destino com intervenções prematuras.
Ao contrário, deve-se com tranquilidade, fortificar o corpo, comendo e bebendo, e o espírito, através da alegria e do bom humor.
O destino virá no seu tempo devido e então você estará preparado.
Parahamsa Yogananda diz: “ O mundo nada mais é do que um sonho objetivado e tudo aquilo que sua poderosa mente acredita com intensidade, instantaneamente acontece.”
Esta situação nos remete ao nosso esperançoso nascimento quando estávamos abertos a todas as possibilidades.
A nudez da figura pode representar que quando a Torre nos fez despojar de tudo, só nos restou a esperança.
Quanto a isso é bom nos lembrarmos do provérbio popular: “ Jamais tire a esperança de alguém. Pode ser a única coisa que ainda lhe resta.”
Para saber mais, clique em Mais informações abaixo.




 
A influência da Estrela dos Magos, Arcano XVII, convida o indivíduo a ter mais esperança e fé, no entanto esta carta previne-nos para o excesso destas atitudes; aconselha-nos a manter os deveres diários sem negligência.

Adverte-nos a trabalhar dentro de limites, para evitar de desperdiçar forças e de sermos mais realistas, menos resignados, a considerarmos os avisos e a sabermos “ler nas entrelinhas”.
ale1
Um floral que costuma ser indicado por ser útil sob a influência de A Estrela dos Magos é o Floral de Minas Aleluia, extraida das flores da Azedinha-de-flor-amarela, conhecida cientificamente como Oxalis chrysantha.
ale2
Esta planta também é conhecida por Aleluia-amarela (de onde vem o nome de sua essência) e Trevo-azedo (símbolo de sorte).
ale3
Daí nota-se em seus nomes o arquétipo: aleluia, esperança, fé na sorte.
Aleluia - Floral de Minas
Aleluia - fotos © Florais de Minas

Aleluia Oxalis chrysantha Prog.

  • Nome Popular: Azedinha-de-flor-amarela

  • Família Botânica: Oxalidacea

  • Qualidades Resumidas: Trata-se de uma essência floral adequada para aqueles que se resignaram frente às condições adversas, perderam a fé e a esperança na própria recuperação.

  • Para as pessoas que padecem de doenças crônicas, que já tentaram de tudo e se encontram em desespero, sem mais vontade de recomeçar.

  • Para aquelas situações críticas e desesperadoras, onde algo de extraordinário precisa acontecer.

  • Aleluia resgata na alma as energias espirituais de fé e esperança.

ale6
son12
Outra essência Floral de Minas que pode ser indicada é o Floral Sonchus, extraída das flores da Serralha, Sonchus aleraceus.
son1
Esta essência floral é indicada para os indivíduos pessimistas, aqueles que precisam de uma conexão maior com a fé e a esperança, atributos do Arcano XVII A Estrela dos Magos.
son13
Sonchus - floral de Minas

Fórmula de Exame

  • Qualidades Resumidas: Formulação adequada para quando se está na expectativa de um exame, um teste, uma prova ou em qualquer situação que exija coragem, confiança, segurança, autocontrole, concentração, performance e tranquilidade. Indicada naquelas ocasiões especiais da vida, quando um problema difícil ou complexo precisa ser resolvido, uma decisão necessita ser tomada, a qual exige clareza mental, equilíbrio interior e intuição divina. Recomenda-se iniciar o tratamento tão logo seja possível fazê-lo, assim que se tenha notícia da situação a ser enfrentada. Composição: Basilicum, Foeniculum, Lavandula, Momordica, Rosmarinus, Sonchus e Tabebuia.

 
Lantana - floral de Minas

Fórmula do Aprendizado

  • Qualidades Resumidas: Útil nas dificuldades gerais de aprendizado (concentração, percepção, compreensão, assimilação, síntese, desempenho, performance, memorização, aplicação prática, etc.) e também quando há necessidade de um certo amadurecimento psicológico. Pode ser usada nos casos de crianças desatentas na escola ou em crianças especiais. Para aqueles que sentem necessidade, em algum momento da vida, de extrair o máximo proveito das lições pertinentes às suas experiências mais significativas, pois sentem que estão sempre repetindo erros. Favorece a cura em seu nível mais profundo e genuíno de significação, pois desperta na alma uma ânsia salutar pelo cultivo da sabedoria e da humildade. A Fórmula de Aprendizado está inserida no conteúdo arquetípico expresso em uma memorável frase de Lao Tsé: “Aquele que aprende a adoecer não adoece!” Composição: Lantana, Lavandula, Margarites, Piperita, Rosmarinus, Salvia, Sonchus, Tabebuia e Taraxacum.

 
Serralha - floral Filhas de Gaia

Serralha Sonchus oleraceus

  • Família Botânica: Asteraceae

  • Qualidades Resumidas: Esta essência floral traz a capacidade de lidar com os obstáculos e desafios da vida sem superdimensioná-los, com fé, coragem, confiança e determinação. Ajuda-nos a superar o medo do novo e do desconhecido que muitas vezes se apresentam como a única possibilidade de superar a estes obstáculos e desafios. Estas qualidades tornam-se necessárias durante um processo de mudanças e transformações, para que não fiquemos desanimados, pessimistas, deprimidos, impotentes, paralisados ou com a tendência a desistir de nossas metas.

 
Sonchus - floral de Minas

Sonchus Sonchus oleraceus L.

  • Nome Popular: Serralha

  • Família Botânica: Asteraceae

  • Qualidades Resumidas: Para os indivíduos pessimistas que desanimam com facilidade frente ao menor obstáculo, e que tendem à depressão quando surge alguma insinuação de fracasso. Para aqueles negativistas que estão sempre lançando dúvidas sobre as boas perspectivas, faltando-lhes um mínimo de fé. A essência floral deve ser usada como auxiliar no tratamento da depressão exógena, cujas causas são externamente identificáveis. Útil quando houver recaídas durante o tratamento floral. Deve ser indicada em todas as situações nas quais possa haver vacilação, dúvida, incerteza, desencorajamento, pessimismo, negativismo e falta de autoconfiança. Sonchus traz a luz do “sol interno” para disseminar as “densas sombras” que os pequenos obstáculos lançam sobre a personalidade. Os conceitos de fé, esperança e crença são então evocados na alma.

 
Heliotropium - floral de Minas

Supplerium

  • Qualidades Resumidas: Fórmula indicada para as pessoas de caráter depressivo, negativista, pessimista, triste, melancólica, culposa, queixosa que precisam despertar um mínimo de motivação interna ou gana de viver, e uma verdadeira alegria interior. Composição: Borragine, Ficus, Heliotropium, Jasminum, Momordica, Pinus, Sinapsis, Sonchus e Tagetes

Ipê Amarelo - floral Filhas de Gaia

Ipê Amarelo Tabebuia chrysotricha

  • Família Botânica: Bignoniaceae

  • Qualidades Resumidas: O redespertar e a potencialização dos recursos interiores necessários para a regeneração e o renascimento. Traz a capacidade de acessar e vivenciar plenamente aos ciclos naturais da vida: nascer, florescer, frutificar, morrer, renascer. Mobiliza a esperança, vitalidade e força necessárias para a recuperação mental, emocional ou física, após choques, traumas ou exaustão gerada por longos períodos de esforço excessivo.

Tabebuia - floral de Minas

Tabebuia Tabebuia chrysotricha (Mart. ex DC.) St.

  • Nome Popular: Ipê-amarelo

  • Família Botânica: Bignoniaceae

  • Qualidades Resumidas: Para toda e qualquer situação especial da vida em que as forças espirituais, psíquicas ou físicas precisam ser convenientemente concentradas no objetivo da autocura. Para todas as condições em que há dispersão energética que impede a transição de etapas ou um novo recomeço. Para quando todas as forças estão aparentemente exauridas, existindo apenas a esperança como única chama acesa. Para aquela alma que precisa concentrar e potencializar todos os seus recursos internos para obter a recuperação. Para a personalidade energeticamente solitária, sem a possibilidade de obter ajudas externas, e que, no entanto, anseia por um último esforço interno de salvação. Útil nas situações que exigem esforço e concentração, para as quais parece não haver saídas ou opções. Tabebuia é uma essência floral vitalizadora e concentradora de energias curativas, sendo recomendável em inúmeras e diferentes situações práticas da vida. A essência favorece o despertar das forças primaveris da alma, acordando-a para o desabrochar da vida e suas lições. Deve ser ministrada como coadjuvante floral nos casos de doenças crônicas e nas convalescenças, quando a alma está tomada pelas forças invernais, precisando assim aglutinar todos os recursos internos para a autorrecuperação. Tabebuia desperta na alma os conceitos de força e sincronismo, os quais são indispensáveis para as grandes e milagrosas reviravoltas de cura.

 
Rosa Canina - floral de Minas

Tonarion

  • Qualidades Resumidas: Indicada para tratar pessoas com sinais de cansaço, esgotamento mental e físico, prostração, desinteresse pelas circunstâncias, principalmente quando decorrentes de trauma psicológico, carência afetiva prolongada, sobrecarga profissional ou familiar, ou situação de abuso. Trata-se de um “tônico” e “reconstituinte” floral para trazer energia para o corpo e para a mente. Composição: Aristoloquia, Foeniculum, Fortificata, Rosa Canina, Rosmarinus, Ruta, Sempervivum, Tabebuia e Tagetes.

Madressilva - floral de Minas

Feminalis

  • Qualidades Resumidas: Composto floral de valor nas transições biológicas da mulher, em especial no climatério (menopausa) e na menstruação. Ajuda na superação dos sintomas da tensão pré-menstrual (irritabilidade, mau humor, nervosismo, supersensibilidade, depressão, angústia, choro fácil). Composição: Aristoloquia, Cassia, Ficus, Lavandula, Lilium, Madressilva, Matricaria, Millefolium e Rosa Canina.

 
Rosa Canina - floral de Minas

Fórmula do Quarto Chakra

  • Qualidades Resumidas: Aumenta a capacidade de expressar amor e fornecer energia, seja para si próprio ou para os outros. Proporciona energia sutil aos tubos bronquiais, pulmões, seios e para todo o sistema circulatório, facilitando a intermediação das energias terrenas e espirituais. Transmuta a energia dos chakras inferiores. Confere saúde e vitalidade. Relaciona-se com a troca emocional: coração (amor), circulação (comunicação). Útil como coadjuvante floral no tratamento das disfunções imunológicas, cardíacas, circulatórias, respiratórias e dermatológicas. Composição: Dianthus, Eucalyptus, Mirabilis, Orellana, Persicaria, Rosa Canina, Splendens, Typha e Villaresia.

 
Rosa Canina - floral de Minas

Rosa Canina Rosa canina L.

  • Nome Popular: Rosa-silvestre

  • Família Botânica: Rosaceae

  • Qualidades Resumidas: Para os indivíduos resignados e apáticos, conformados com a própria condição adversa e que se sentem incapazes de dar um novo passo na tentativa de alterá-la. Útil àquelas pessoas passivas, pessimistas, frustradas, infelizes, entediadas, sem iniciativa, fatalistas, desvitalizadas e capituladas frente à vida. Rosa Canina é também importante para aqueles que sofreram uma forte decepção amorosa e então decidiram “congelar” o coração para a vida, tornando-se desconfiadas, “frias”, distantes e retraídas. A essência floral traz das profundezas da alma as energias sagradas de motivação, propósito e alegria de viver.

Leonotis - floral de Minas
Leonotis - fotos © Florais de Minas
LEO2

Leonotis Leonotis nepetifolia (L.) W. T. Aiton

  • Nome Popular: Cordão-de-frade

  • Família Botânica: Lamiaceae

  • Qualidades Resumidas: Esta essência floral ajuda personalidade a encontrar os aspectos positivos e bons de cada provação, por mais difícil e complexa a situação em que esteja.

  • Nos momentos de grande necessidade, a essência ajuda a fazer a conexão com as reservas internas de força, coragem e autoconfiança, trazendo a compreensão de que as dificuldades e lutas fazem parte da estupenda corrente de vida, e têm o propósito de aprimoramento total do ser humano.

  • Favorece a sublimação das energias negativas do medo, pânico, insegurança e dúvida, que surgem invariavelmente nestes períodos, transformando-as em vibrações de equilíbrio, clareza, coragem e fé.

LEO2
LEO3
leo5
leo6
leon7
Esta essência representa uma ajuda, uma conexão com os aspectos positivos e bons de cada provação – por mais difícil e complexa que seja a situação – trará A Esperança da Estrela dos Magos para as situações apresentadas pelos Arcanos mais difíceis, como A Roda da Fortuna, O Enforcado, A Morte, A Torre Fulminada.
leon5
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...