Google Tag Manager

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Os Arcanos do Taro e os Florais de Minas 18/78

Os Arcanos do Tarô e os Florais de Minas 18 de 78
18 taro
Arcano 18 – XVIII – A Lua - O crepúsculo
18 – XVIII – O Crepúsculo - (Falsa segurança, dificuldades, adversidades, mêdo, perigos ocultos, trevas). Tudo conspira contra ti e tu o ignoras. Cuidado para não caíres em alguma emboscada! Não de confiança aos aduladores; seja ativo e previdente, se queres evitar a tua queda.
Ler mais: http://biometrio.blogspot.com/2011/08/taro-egipcio-significado-os-78-arcanos.html#ixzz1VnWr0NOM
“Jamais te desesperes em meio às mais sombrias aflições de sua vida, pois das nuvens mais negras cai água límpida e fecunda.” (Provérbio Chinês).
A letra hebraica deste Arcano, Tzade, tem o significado de sombra, reflexo, teto.
Em sentido negativo é atributo de imaginação enganosa e rituais da Lua conduzidos de forma errônea.
Tsade” exprime hieroglificamente a mesma idéia que “Teh”, a letra hebraica do Arcano IX –9 – O Eremita.
A relação no I Ching pode ocorrer com o hexagrama 29 – K’an, O Abismal.
I Ching 29 K'an O Abismal
]
K'an
29. O Abismal (Armadilhas)
Acima:ÁGUA, abismo, perigo
Abaixo:ÁGUA, abismo, perigo O Julgamento
O Abismo se repete. Se você for sincero, você terá sucesso em seu coração e será bem sucedido em qualquer coisa que faça.
A Imagem
A água flue ininterruptamente e chega à seu objetivo. Assim o homem superior caminha em virtude duradoura e continua em sua tarefa de ensinar.
Este é um tempo para ficar parado e conservar as energias para os perigos que estão em seu caminho. Não tente lidar com todas as dificuldades: não é necessário. Tanha cautela e paciência Encontre o curso "natural" das coisas e o siga: como a água em seu leito.
Ler mais: http://biometrio.blogspot.com/2011/08/ba-gua-e-i-ching-caminhos-da-sabedoria.html#ixzz1VnqcbsB6
Assim como no Arcano XVIII, 18 – A Lua, O crepúsculo, no hexagrama do I Ching 29 – K’an O Abismal, ocorre a duplicidade. O trigrama K’an se repete e em virtude disso, tal hexagrama diz Perigo, Perigo!
E seja no Hexagrama, ou no Arcano, o conselho sugerido é o mesmo: em meio a obscuridade não devemos agir.
De modo geral, para o Arcano 18- XVIII e para tantos outros, devemos seguir o conselho abaixo retirado do I Ching.
“Quando o choque interior atinge sua culminância, priva o homem da serenidade e da clareza de visão. Num estado de choque não é possível agir com presença de espírito. A atitude correta, então, consiste em permanecer imóvel até que a tranquilidade e a clareza se reestabeleçam.”
Na figura a Lua se confronta com duas colunas e com um cão de um lado e um lobo do outro lado.
É com o intúito de conferir clareza e discernimento à mente confusa e iludida, que é indicado, sob a influência da Lua, a essência floral Ficus, dos Florais de Minas, bem como a formula de Exame, ambas já descritas no Arcano VI e que aqui novamente repetimos. Para saber mais, clique em Mais Informações, abaixo.


 
A essência floral Ficus dos Florais de Minas é extraida das flores internas do fruto da figueira.
“A indecisão é, em tudo, mais funesta do que uma escolha má.”
fic1
Se o Arcano VI sugere principalmente a dúvida, a necessidade de escolha, é mister que o foco da solução seja a busca da clareza.
fic2
Isto pode evocar diversas essências florais, mas talvez uma delas, pseudofruto da figueira, Ficus carica, Ficus no Sistema Florais de Minas, completa suas indicações.
fic3
Em latim, ficus significa figueira e também fígado, que está intimamente ligado à visão e ao humor.
Ficus - floral de Minas
Ficus - foto © Florais de Minas
Ficus Ficus carica L.
  • Nome Popular: Figueira

  • Família Botânica: Moraceae

  • Qualidades Resumidas: Para aquelas pessoas indecisas em suas escolhas, que ficam oscilando entre as possibilidades por um tempo muito longo e que, quando decidem, podem ainda assim se arrependerem, por falta de convicção.

  • Apresentam mudanças repentinas de humor e são psiquicamente muito influenciáveis pelas alterações climáticas.

  • A essência floral ajuda a tirar as “nuvens” da personalidade, acendendo uma luz interna, que emite raios de equilíbrio e serenidade, amparando a pessoa em sua fragilidade.

  • Ficus é indicada como um coadjuvante no tratamento de distúrbios psicossomáticos, dores internas, enxaquecas, enjoos, vertigens e nos distúrbios menstruais.

  • A essência floral traz clareza mental e estabilidade psíquica.
    Na pratica terapêutica, recomenda-se combinar o Floral de Minas  Ficus com a Fórmula de Exame.
    A Fórmula de Exame é uma formula floral composta de várias essências. Quando combinada com o Ficus, tem se mostrada muito eficiente ao cuidar de nossos momentos de encruzilhada, quando estamos na expectativa de um exame, um teste, uma prova, uma situação qualquer que exija maior coragem, confiança, segurança, autocontrole, concentração e tranquilidade. Sonchus - floral de Minas

  • Sonchus - foto © Florais de Minas

    Fórmula de Exame

    • Qualidades Resumidas: Formulação adequada para quando se está na expectativa de um exame, um teste, uma prova ou em qualquer situação que exija coragem, confiança, segurança, autocontrole, concentração, performance e tranquilidade. 
      Indicada naquelas ocasiões especiais da vida, quando um problema difícil ou complexo precisa ser resolvido, uma decisão necessita ser tomada, a qual exige clareza mental, equilíbrio interior e intuição divina. 
      Recomenda-se iniciar o tratamento tão logo seja possível fazê-lo, assim que se tenha notícia da situação a ser enfrentada. 
      Composição: Basilicum, Foeniculum, Lavandula, Momordica, Rosmarinus, Sonchus e Tabebuia.


A Formula composta dos Florais de Minas Supplerium, indicada de modo geral para as depressões, pode ser de grande valia ao indivíduo sob a influência de A Lua, uma vez que a este Arcano está relacionada toda a sorte de problemas depressivos.
Heliotropium - floral de Minas
Heliotropium - foto © Florais de Minas

Supplerium

  • Qualidades Resumidas: Fórmula indicada para as pessoas de caráter depressivo, negativista, pessimista, triste, melancólica, culposa, queixosa que precisam despertar um mínimo de motivação interna ou gana de viver, e uma verdadeira alegria interior. Composição: Borragine, Ficus, Heliotropium, Jasminum, Momordica, Pinus, Sinapsis, Sonchus e Tagetes.

Fuchsia

Fuchsia - floral de Minas

Floral de Minas Fuschsia

  • Nome Popular: Brinco-de-princesa-da-mata

  • Família Botânica: Onagraceae

  • Qualidades Resumidas: Para as pessoas ansiosas que buscam dissimular sua tortura interna através de muito senso de humor.

  • São indivíduos que têm dificuldades de encarar os problemas e se refugiam então na busca de excitações externas.

  • A essência tem um efeito catártico, facilitando a liberação das obstruções inconscientes.

  • Trata-se de um ansiolítico floral, útil como auxiliar nos problemas psicossomáticos, tais quais, insônia, dores de cabeça, obesidade, gastrite, prisão de ventre, hipertensão arterial, etc.

  • É um coadjuvante no tratamento de viciados em drogas e álcool.

  • A essência busca no interior do ser as energias relacionadas à verdadeira alegria e à coragem para enfrentar a vida.

A essência Floral de Minas Fuchsia se liga tanto à exteriorização solar, quanto à introspecção e ao confronto interno lunar. Por esta razão é possível relacioná-la ao Arcano 18 – XVIII e ao Arcano 19- XIX.
No que diz respeito ao Arcano XVIII conduzir o indivíduo ao passado, à nostalgia, às recordações, ao saudosismo, a essência Floral de Minas Madressilva pode ser de grande valia.
Madressilva - floral de Minas
Composto Floral Feminalis
  • Qualidades Resumidas: Composto floral de valor nas transições biológicas da mulher, em especial no climatério (menopausa) e na menstruação.

  • Ajuda na superação dos sintomas da tensão pré-menstrual (irritabilidade, mau humor, nervosismo, supersensibilidade, depressão, angústia, choro fácil).

  • Composição: Aristoloquia, Cassia, Ficus, Lavandula, Lilium, Madressilva, Matricaria, Millefolium e Rosa Canina.

Madressilva - floral de Minas

Madressilva (Lonicera japonica)

  • Nome Popular: Madressilva

  • Família Botânica: Caprifoliáceas

  • Qualidades Resumidas: Para as personalidades “presas” aos acontecimentos passados ou a locais distantes.

  • Para aqueles cuja passagem do tempo e a distância sempre lhes trazem dor.

  • Para as pessoas que sofrem de saudade de uma época feliz, da terra natal ou mesmo por um amor perdido.

  • A essência floral ajuda a resgatar na alma a capacidade de mudanças e de estabelecimento de novas ligações com eventos, locais e pessoas do presente.

  • Madressilva é útil como coadjuvante nos estados temporários da menopausa, andropausa e no envelhecimento precoce.

  • Ajuda a “secar” o excesso de emoção da alma, permitindo aflorar os conceitos de adaptabilidade, aceitação e a capacidade de estabelecer novos vínculos.

  • A essência floral é indicada para os indivíduos que relutam em aceitar o envelhecimento, e que fazem de tudo para disfarçá-lo ou ocultá-lo.

 
Madressilva - floral Filhas de Gaia

Floral de Minas Madressilva.

  • Família Botânica: Caprifoliaceae

  • Qualidades Resumidas: Desapegar-se do passado e viver no presente.

  • Ajuda-nos a superar o apego emocional aos bons tempos do passado, quando a vida hoje nos frustra e exige de nós um esforço para estar plenamente no aqui e agora.

 
Borragine - floral de Minas

Formula Floral de Minas Sempiternu

  • Qualidades Resumidas: Fórmula floral apropriada para atenuar os distúrbios energéticos e emocionais típicos da velhice, principalmente a perda precoce das faculdades sensoriais e intelectuais, implicando em deterioração da qualidade de vida.

  • Funciona como tônico energético, mental e físico, sendo indicada no esgotamento, apatia ou debilitação geral.

  • Auxiliar na elevação do estado de espírito dos idosos que se sentem abandonados à própria sorte, principalmente quando vivem em asilos, clínicas geriátricas ou se sentem isolados dentro da própria família.

  • Composição: Anil, Artemisia, Basilicum, Borragine, Foeniculum, Madressilva, Phyllanthus, Rosmarinus e Sambucus.

Ageratum - Florais de Minas

Ageratum Ageratum conyzoides L.

  • Nome Popular: Mentrasto

  • Família Botânica: Asteraceae

  • Qualidades Resumidas: Trata-se de uma essência floral para a purificação e sublimação das emoções e sentimentos mais dolorosos do ser, principalmente durante os sonhos.

  • Desperta a clareza de intenções naqueles que almejam realizar um serviço amoroso ou altruísta.

  • Ajuda a conectar com os níveis profundos da alma, através do emergir de sonhos simbólicos, significativos para a jornada de crescimento espiritual.

 
Ageratum - Florais de Minas

Buquê da Transformação

  • Qualidades Resumidas: Útil para aqueles “aprisionados” em padrões cristalizados de comportamento e que tentam de variadas maneiras uma transformação sem, todavia, lograrem resultados positivos.

  • Indicado para a restauração profunda da psique e indução de novas posturas internas, externas e comportamentais.

  • Deve ser usado quando há estagnação nos tratamentos florais e psicológicos.

  • Fórmula floral indicada para proporcionar renovação mental, emocional e espiritual.

  • Composição: Ageratum, Artemisia, Ignea, Jasminum, Millefolium, Origanum, Phyllanthus, Salvia e Silene.

Também a essência Floral de Minas Silene relaciona-se com A Lua.
 
Vernonia - floral de Minas

Fórmula Ecológica

  • Qualidades Resumidas: Para as situações que exigem o equilíbrio entre as manifestações individual e coletiva ou onde e quando o padrão vibratório ambiental precisa ser elevado.

  • Para quando se faz necessário captar em maior profundidade a psique alheia, criando assim um clima de maior entendimento mútuo.

  • Deve ser empregada nos agrupamentos humanos ou mesmo no convívio de animais, sempre quando há necessidade de atenuar rixas, distúrbios, interesses divergentes, agressividade mútua.

  • Pode ser administrada pela via clássica oral ou através de aspersão. Neste caso, a fórmula deve ser borrifada com antecedência de alguns minutos no local escolhido, ou deve ser aplicada periodicamente, 1 a 2 vezes ao dia.

  • Recomenda-se para o caso de aspersão 4 gotas da solução-estoque para cada 100 mL de veículo (água potável ou mineral). Composição: Artemisia, Camelli, Impatiens, Lantana, Millefolium, Silene e Vernonia.

 
Silene - floral de Minas

Silene Pentas lanceolata (Forssk.) Deflers

  • Nome Popular: Pentas

  • Família Botânica: Rubiaceae

  • Qualidades Resumidas: Para aquelas personalidades que estão sempre falseando em suas atitudes perante terceiros.

  • Têm muita dificuldade em contrapor suas próprias ideias às dos outros e assim, em um diálogo, estão sempre concordando com o interlocutor.

  • Para aqueles propensos à toda sorte de mentiras e falsidades, do tipo “camaleão”, ou seja, para cada ambiente assumem uma dada postura ou “cor”, para cada plateia adotam um certo discurso.

  • Silene é útil nas situações especiais onde devemos ser o mais sincero possível em nossos relacionamentos e, no entanto, por variados motivos, não conseguimos sê-lo.

  • A essência floral “trabalha” a coerência entre os vários corpos da personalidade, entre o pensar, o sentir e o agir.

  • Ajuda a alma a tornar-se mais límpida e transparente aos olhos alheios, despertando a fé e a certeza de que a inocência e a autenticidade são atributos indispensáveis ao pleno autodesabrochar.

  • Silene traz à tona as luminosas vibrações de sinceridade interior, com seus múltiplos reflexos na convivência mútua.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...