Google Tag Manager

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Os Arcanos do Taro e os Florais de Minas 15/78

Os Arcanos do Tarô e os Florais de Minas parte 15 de 78
Arcano XV o Diabo – Tífon – A vida física.
15 taro
15- XV – Tífon ou o Diabo - (Fatalidade, força superior, amor infeliz, males, enfermidade, imprevisto, mistério). O imprevisto ameaça obscurecer a tua prudência e a fatalidade destruirá os teus planos de porvir, se a tua vontade não puser um freio às tuas paixões.
Ler mais: http://biometrio.blogspot.com/2011/08/taro-egipcio-significado-os-78-arcanos.html#ixzz1VlKLZpSP
A letra hebraica deste Arcano, Samech, tem o conceito de ira, suporte, apoio ou estaca.
Segundo Papus em Tarô dos Boêmios, “Samech” exprime como signo hieroglífico a mesma idéia do que Zaim, letra atribuida ao Arcano VII.
No I Ching, o Hexagrama 36 Ming I, O Obscurecimento da Luz, fala de um período típico de domínio do Arcano XV.
I Ching 36 Ming I Obscurecimento da Luz
g
Ming I
36. Escurecimento da Luz
Acima:TERRA, feminino, passivo, receptivo
Abaixo:FOGO, claridade, beleza O Julgamento
Na adversidade ele o prove a serperseverante.
A Imagem
A luz afubdou na terra. E assim o homem superior vive com a grande massa: Ele encobre a sua luz, mas ainda assim brilha.
A coisas não vão bem, mas não fique desencorajado. Tenha cuidado em quem você confia e aja com precaução. Seja paciente, a coisas irão melhorar, faça planos com antecedência e tente esconder o seu desapontamento até que a melhora se estabeleça.
Ler mais: http://biometrio.blogspot.com/2011/08/ba-gua-e-i-ching-caminhos-da-sabedoria.html#ixzz1VlLKxZVl
… Um homem não deve deixar se arrastar passivamente por circunstâncias desfavoráveis, nem permitir que a sua firmeza interna seja abalada.
Ele o conseguirá conservando sua clareza interior e permanecendo adaptável e tratável no plano exterior.
Com esta atitude é possível suportar e superar até as maiores adversidades.
Em certas circunstâncias, é necessário ocultar a Luz Interior, de modo a proteger a vontade em meio a um ambiente hostil.
I Ching 6 Sung
Acima:CÉU, masculino, ativo, criativo
Abaixo:ÁGUA, abismo, perigo O Julgamento
Você é sincero(a) e é obstruído(a).
Uma parada estratégica lhe trará boa sorte.
Forçar a contenda até o fim será desastroso.
Será vantajoso ver o grande homem.
Não será vantajoso atravessar a grande água.

A Imagem
Céu e água indo em direções opostas.
Assim o homem superior em todas as suas transações cuidadosamente considera o início.
Existem obstáculos por todos os lugares.
Aconselhe-se com pessoas mais experientes e seja cuidadoso com sua estabilidade e segurança.
Preste muita atenção! mantenha o que você tem ao invés de querer mais!
Ler mais: http://biometrio.blogspot.com/2011/08/ba-gua-e-i-ching-caminhos-da-sabedoria.html#ixzz1VlNsis5v
Referindo-se a Conflito, o hexagrama 6, Sung, descreve:
“Quando a astúcia tem a força diante de si há conflito. A imagem indica que as causas do conflito encontram-se latentes nas tendências opostas dos dois trigramas.
Quando essas tendências divergentes aparecem, o conflito torna-se inevitável. Há aqui uma advertência sobre o perigo que implica a tendência à expansão. O homem só tem posse duradoura sobre o que foi ganho honestamente através de méritos.”
Ainda o senso inflamado do poder, inserido no Arcano XV, reforça sua ponte com o Plutão mitológico e estrológico, o que nos leva a considerar as instâncias do abuso e da violação, inclusive a sexual, ou seja, o estupro.
Se lançarmos vistas às relações mitológicas com este arcano, iremos encontra-lo entre várias figuras poderosas e perigosas como Pã e Lilith.
Quinze é também o número de Pã, o selvagem que deu orígem a palavra Pânico e residia nas cavernas, simbolicamente ligadas ao lugar do inatingível, do inconsciente. Pã tem uma aparência meio humana e meio animal; usa barbas e chifres; é peludo, vivo, ágil e dissimulado. Exprime a astúcia bestial. Totalmente libidinoso, é portador de uma fome sexual insaciável e é praticante da masturbação solitária.
De acordo com a tradição cabalista, Lilith é o nome da mulher criada ao mesmo tempo que Adão e antes de Eva. Ela foi formada da terra, assim como Adão. Considerada a primeira esposa de Adão, separou-se pois não aceitava ser submissa, contestava a clássica posição sexual do homem acima da mulher. Ela queria ter maleabilidade, “o homem não deve estar por cima”, argumentava, “se fomos feitos da mesma matéria, do mesmo pó, eu exijo igualdade.”
Abandonado por Lilith, que preferiu a moradia inferal, Adão – de acordo com a tradição hebraica – preferiu, Eva, representante da Lua Branca, mais maternal e que aceitava a submissão.
Lilith é uma figura autônoma que precisa do homem apenas para abusos. Ela é a contrapartida do feminino exilado e negado, expulso do paraíso. Instiga os amores ilegítimos e perturba o leito conjugal. Odeia tudo o que está relacionado com o feminino conservador, gestador. Não conseguia amamentar pois durante este ato estrangulava suas crias.
De acordo com estudos, o nome de Lilith deriva da palavra “lail” (noite), “laylah” (noturno) e “lou-a” (engolir). As raízes semânticas da palavra Lilith tem o significado de absorver, lamber, língua, lábios e de certa forma este mito representa a absorção no sentido de sugar de nossa libido.
Os atributos de Lilith são associados à oralidade, à pulsão agressiva e destrutiva. É o símbolo de sedução e de magnetismo. Está relacionada com a Kali dos hindús, a Pomba Gira da Umbanda, com a Hécate da mitologia Grega.
Apesar de tudo isso, Lilith representa possibilidade de cura por associar-se a processos necessários à caminhada iniciática de todos nós.
Por todas estas relações, o Arcano XV, é uma advertência para evitarmos o engano e a fraude. Relaciona-se com o lado sombrio, obscuro e oculto de nós mesmos e de muitas cartas do tarô. Temn suas ligações com a magia, o mistério, as atrações secretas.
ari26
O drama típico da personalidade sob influência deste Arcano, é o drama típico da personalidade que pede o uso terapêutico da essência Floral de Minas Aristolóquia.
Para saber mais, clique em Mais informações, abaixo.





 
ari27
ari1
Aristoloquia - Floral de Minas
Aristoloquia - fotos © Florais de Minas

Aristoloquia Aristolochia galeata Mart. & Zucc.

  • Nome Popular: Cipó-mil-homens

  • Família Botânica: Aristolochiaceae

  • Qualidades Resumidas: Para aqueles assoberbados por um conceito deturpado de pecado e que carregam, dentro de si, sentimentos de culpa de origem religiosa, principalmente com respeito à sexualidade.

  • Para quando há remorsos e arrependimentos muito fortes, os quais assumem um caráter obsessivo, deixando a consciência obscurecida com tristes recordações.

  • Coadjuvante na tensão pré-menstrual, na menopausa e em todas as situações onde há autopunição e rejeição à vida.

  • A essência floral Aristoloquia busca na alma as energias do verdadeiro perdão, trazendo compreensão da profunda Misericórdia Divina.


lil1 O Arcano XV, inclui o Arquétipo de Lílith e os distúrbios correspondentes podem ser monitorados dentro da Terapia Floral com o Floral de Minas Lilium. lil2 lil5 Libet do Latim significa gostar e de onde vem a libido. “Libet” significa estar lubrificado, tornar correntio, livre, estar possuído de desejo. Lilium - floral de Minas Lilium - fotos © Florais de Minas

Lilium Lilium longiflorum Thunb.

  • Nome Popular: Lírio

  • Família Botânica: Liliaceae

  • Qualidades Resumidas: Ajuda a harmonizar e purificar as manifestações dos aspectos psíquicos femininos e masculinos tanto no homem quanto na mulher.

  • Para as situações de conflito geradas pela necessidade de conciliar maternidade ou paternidade e carreira profissional.

  • Para quando há conflitos no casal devido às dificuldades de se estabelecer os papéis masculinos e femininos na relação.

  • Para os pais agressivos com os próprios filhos devido à sobrecarga nas responsabilidades e afazeres matriarcais ou patriarcais, ou devido ao aprisionamento ou bloqueios na sexualidade.

  • Útil quando há revoltas com a necessidade de submissão, dependência e proteção, principalmente entre casais.

  • Para as pessoas que vivenciam uma sexualidade exacerbada.

  • Para o narcisismo, o sensualismo, a exibição corporal mórbida, a incontinência sexual, a compulsão por orgias e masturbação, o uso e abuso de recursos físicos e psíquicos em magias e encantamentos lascivos, sedutores e eróticos.

  • Para distúrbios associados a pesadelos eróticos e poluções noturnas.Lilium sublima as energias primitivas e instintivas, permitindo um desabrochar superior e criativo do ser.

  • Desenvolve a nobreza, favorece um juízo mais equilibrado, trabalha a equanimidade e uma possível e desejável “inalterabilidade ativa” frente a qualquer evento ou prova.

  • Ajuda a qualificar gradativamente a natureza do relacionamento com a vida, proporcionando um “agir sem agir” ou um “deixar acontecer ativo”, onde o controle se instala no nível do Eu Superior.

  • Lilium favorece a constância emocional, evitando flutuações extremas de alegria e decepção.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...