Google Tag Manager

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Conheca as atividades do Laboratorio de Criatividade do Senai Parana

Conheça as Atividades do Laboratória de Criatividade do Senai Paraná.
http://www.c2i.org.br/laboratoriodecriatividade/FreeComponent17147content130078.shtml

Atividades Empresariais

Pesquisas comprovam que um dos principais estímulos a criatividade é o ambiente e as melhores ideias são geradas em um ambiente fora do local de trabalho. 

Nesse sentido, o Laboratório de Criatividade proporciona uma experiência diferenciada para os participantes, sendo um ótimo espaço de estímulo para grupos, equipes e organizações em atividades cujo foco é imaginar, planejar, construir, relacionar e interagir. 

Para tanto, o espaço dispõe ainda de profissionais/facilitadores capacitados para tornar as atividades muito mais produtivas e eficientes:

Facilitadores
O Laboratório conta com uma rede de facilitadores profissionais, certificados pela Creative Education Foundation - Buffalo/EUA (referência mundial em facilitação de criatividade), que estão disponíveis para moderar os encontros. 

Além disso, por meio do IEL/PR, contamos com especialistas certificados pelo Buzan Centre (fundado por Tony Buzan criador da ferramenta Mind Mapping®) para facilitação de atividades por meio da ferramenta de Mapas Mentais.

Nossos experientes facilitadores conseguem estimular o espírito criativo do grupo utilizando técnicas que encorajam os indivíduos a pensarem de maneira diferenciada. 

Confira algumas atividades que podem ser realizadas com o apoio dos mesmos:

• Workshops de geração de idéias para novos produtos
• Treinamento de Liderança para Inovação
• Workshops para soluções criativas de problemas (Metodologia CPS)
• Sessão de Ideação e Prototipagem
• Brainstorming
• Design Thinking
• Facilitação gráfica
• Team Building
Principais Metodologias
Mind Map - IEL/PR
Poderosa técnica gráfica baseada em princípios cerebrais de imaginação e associação para maximizar a criatividade e produtividade por utilizar os dois hemisférios do cérebro, o racional e o emocional. A técnica dispõe informações de forma associativa levando em consideração a linguagem da mente, em harmonia com o mecanismo cerebral. Mind Map foi desenvolvido para ajudar a organizar idéias, desenhar projetos, anotar aulas, palestras, discursos, resumir livros, preparar exames, memorizar e recuperar dados, agrupar conceitos e definições em uma única folha de papel. Um dos benefícios da técnica é a economia de tempo na elaboração de tarefas e o gerenciamento das mesmas.

CPS - Creative Problem Solving - Creative Education Foundation/ Buffalo/NY
Destina-se a aplicar um conjunto de ferramentas e estruturas a problemas que não possuem uma solução única e cujas tentativas de resolução por outros métodos não surtiram o efeito desejado. Trata-se de um método que, em reuniões de grupo, permitem tomar decisões sobre problemas complexos por meio da valorização da experiência e conhecimento dos membros, potenciados numa sinergia dirigida para um objetivo da organização. É também um sistema de treino de liderança, que canaliza a criatividade individual na direção de projetos de inovação da empresa.

Método Adaptado TRIZ - Teoria da Solução Inventiva de Problemas
Workshops voltados a resolução de problemas. TRIZ consiste uma sigla de palavras russas que significa: Teoria para a Resolução de Problemas Criativos. O estudo de mais de dois milhões de patentes no mundo tem permitido identificar princípios universais de invenção. Alindando princípios e técnicas pscicológicas de geração de idéias, a metodologia TRIZ permite aprofundar e dinamizar o processo criativo.

Além de facilitadores em criatividade, o Laboratório conta com o apoio de profissionais especializados na metodologia de Facilitação Gráfica - Desenvolvimento Organizacional/FIEP, que consiste em uma técnica de dinâmicas em grupo que combina facilitação com registros visuais.
A metodologia é baseada na moderação de um facilitador que possui o papel de registrar publicamente, em tempo real, as sínteses de todo o contexto apresentado por grupos, palestrantes, etc. por meio de utilização de flip charts, papéis largos, murais, templates gráficos e outras mídias visuais. A metodologia pode também ser utilizada para documentação de processos. A Facilitação Gráfica combina a redação gráfica com a prática de planejamento e guia de grupos na busca e consolidação de objetivos comuns.
 

Em um nível mais profundo, usa a imaginação e metáfora como forma de extrair e retratar a profunda reflexão sobre os padrões de organização e processo de grupo, ajudando as pessoas literalmente a ver o que eles significam. O uso criativo das imagens catalisa a intuição das pessoas e tem valor para tudo, de visão pessoal até mudanças de largo sistema. Portanto o seu objetivo é gerenciar informações, durante a aplicação do processo ou atividade, usando linguagem visual consistente e apresentando desenhos por meio de documentos.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...