Google Tag Manager

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Administracao de Organizacoes sem Fins Lucrativos

Administração de Organizações sem Fins Lucrativos.
 
Por Peter Drucker
Pag. 84 - Editora Pioneira.
 
Citação:


"A coisa mais importante que deve ser feita é construir a organização ao redor da informação e da comunicação ao invés da hierarquia. Na instituição sem fins lucrativos, todos, sem exceção, devem ter responsabilidade pela informação.


Todos devem aprender a fazer duas perguntas:
1- De que informações necessito para fazer o meu trabalho - de quem, quando e como.
2- Que informação devo aos outros para que possam fazer o seu trabalho, em que forma e quando."

Outra citação muito importante, clique em mais informações, para continuar.







Peter Drucker

Pag. 85 do mesmo livro.

" Na instituiçãobaseada em informações as pessoas devem assumir a responsabilidade de informar seus chefes e colegas e, acima de tudo, educa-los. E assim, todos os membros da instituição sem fins lucrativos - remunerados e voluntários - precisam assumir a responsabilidade de se fazerem entendidos.

"Isso exige que cada um defina e coloque por escrito a contribuição e os resultados pelos quais a organização deve responsabiliza-lo. Assim, cada um tem de se certificar de que é compreendido por subordinados, superiores e pares.

"Esta também é a única maneira de se obter confiança mútua.


" As organizações são baseadas em confiança. 

"Confiança é saber o que esperar das pessoas. 

"Confiança é compreensão mútua. Não amor mútuo, nem respeito mutuo. Previsibilidade. 

"Isto é muito mais importante na organização sem fins lucrativos, porque ela tipicamente precisa depender do trabalho de muitos voluntários e de muitas pessoas que não pode controlar.


" Mas também há professores que tem estabilidade de emprego e pastores que não estão "subordinados" a ninguém. 

"Então é necessária a confiança mútua - e se as pessoas não souberem o que esperar umas das outras, elas logs se sentirão traidas por um ou outro companheiro. 

"As pessoas assumem - corretamente, no caso de uma instituição sem fins lucrativos - que estão todas dedicadas à mesma causa.

" Assim, quando se sentem traídas, a dor é muito maior. Na instituição, mais do que em uma empresa, é mais importante insistir na clareza dos compromissos e relacionamentos e na responsabilidade de cada um para se fazer entender e educar os colegas.

" Todos acreditam em delegação, mas ela precisa de regras claras para se tornar produtiva. 

"É preciso que as tarefas delegadas sejam claramente defindas e que haja metas e prazos mutuamente aceitos, tanto para os relatórios dos andamentos como para o término das tarefas.


"Acima de tudo, é preciso haver uma clara compreensão do que a pessoa que delega e aquela que recebe a atribuição esperam e dos seus compromissos. 


"A delegação tambem exige que a pessoa que delegou faça um acompanhamento, mas isso raramente acontece -  ele acha que delegou e está acabado. 

"Mas ela é ainda responsável pelo desempenho. 

"Portanto tem que fazer o acompanhamento, para certificar-se de que a tarefa é feita- e de maneira correta.


" Finalmente, é dever da pessoa a quem uma tarefa é delegada informar aquela que a delegou a respeito de qualquer coisa inesperada que venha a acontecer; ela não deve dizer "Eu posso cuidar disso sozinha."

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...