Google Tag Manager

segunda-feira, 25 de junho de 2012

O que e frequencia

O que é frequencia?



Fonte: Wikipedia


http://pt.wikipedia.org/wiki/Frequ%C3%AAncia



A frequência é uma grandeza física ondulatória que indica o número de ocorrências de um evento (ciclos, voltas, oscilações, etc) em um determinado intervalo de tempo.[1]

Alternativamente, podemos medir o tempo decorrido para uma oscilação. Este tempo em particular recebe o nome de período (T). 

Desse modo, a frequência é o inverso do período.
f = \frac{1}{T}

Índice

Unidades de medida mais usadas

Exemplos

Considere o evento "dar a volta completa em torno de si mesmo na volta". Suponha que leve 0,5 segundo para que esse evento ocorra. Esse tempo é o seu período (T). Com isso, podemos deduzir que em 1 segundo o evento ocorrerá duas vezes, ou seja, será possível "dar duas voltas em torno de si mesmo". Nesse caso, sua frequência é de 2 vezes por segundo, ou 2 Hz (2 × 0,5 s =1 s). Imagine agora que seja possível realizarmos esse mesmo evento em 0,25 segundos. Consequentemente, em um segundo ele ocorrerá 4 vezes, fazendo com que a frequência passe a ser de 4Hz (4 × 0,25 s= 1 s). Perceba que o tempo considerado para frequência é sempre o mesmo, ou seja, 1 segundo. O que varia é o período do evento, que no primeiro caso foi de 0,5 s e no segundo de 0,25 s. Assim sendo, para sabermos quantas vezes o evento ocorre em 1 segundo precisamos saber quantas vezes ele "cabe" dentro desse segundo.


Portanto temos que:
a) No primeiro caso, 2 × 0,5 s = 1 s, temos que:
F = 2 Hz
T = 0,5 s
Portanto, 2 × 0,5 s =1 s; ou seja, 2= \frac {1} {0{,}5}. Daí, temos que :f = \frac {1} {T}.


b) No segundo caso, 4 × 0,25 s = 1 s, temos que:
f = 4 Hz
T = 0,25 s
Portanto, 4 × 0,25 s =1 s; ou seja, 4= \frac {1} {0{,}25}. Daí, temos que :f = \frac {1} {T}.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...