Google Tag Manager

quarta-feira, 11 de julho de 2012

O que e a Bencao Patriarcal









Uma Benção Patriarcal é uma benção especial “dada aos membros dignos de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias por um Patriarca ordenado. Uma Benção Patriarcal contem os conselhos do Senhor à pessoa que a recebe e declara linhagem a que ela pertence na casa de Israel. Um pai pode dar bênçãos especiais aos familiares, na qualidade de patriarca de sua família, mas estas não são registradas nem arquivadas pela igreja”.

Cada Mórmon recebe uma benção patriarcal uma vez em sua vida. Isto é feito geralmente quando a pessoa ainda é um jovem. O Patriarca é ordenado dentro de cada estaca da Igreja Mórmon para dar estas bênçãos. Esta prática surgiu das bênçãos dadas pelos patriarcas do Velho Testamento, tal como Jacó dava bênçãos a seus filhos (Veja Gênesis capítulos 48 e 49).

Antes de receber a benção patriarcal, o individuo deve ser entrevistado por um Bispo para determinar que a pessoa esteja digna ou que compreenda a benção. A benção patriarcal é considerada altamente pessoal e os Mórmons são aconselhados a não compartilhar sua benção com pessoas que não sejam membros de sua família. A recepção real das bênçãos geralmente são precedidas por um período de Oração e Jejumtanto do patriarca quanto pelo individuo.

A finalidade de uma benção patriarcal é definir a linhagem de quem a recebe e quais bênçãos e responsabilidades estão sobre ela nesta vida. Também pode revelar os talentos e a força que a pessoa deve desenvolver nesta vida. Frequentemente as pessoas recebem orientação sobre fraquezas ou tentações que podem enfrentar. Às vezes, mas não sempre, as profecias podem ser feitas sobre a vida da pessoa. Outras bênçãos são prometidas, mas que só serão recebidas mediante a e Obediencia de quem a recebe.


Elder Richard D. Allred declarou, “Eu posso testificar que as bênçãos patriarcais são inspiradas e são revelações pessoais a quem as recebe. As bênçãos patriarcais são um guia de direção, ou similar a um mapa de uma estrada, que nos indica os trajetos que podem seguidos e os destinos que podem ser alcançados se nós permanecermos dentro daquele trajeto. Pode nos trazer conforto, alegria e incentivo quando sentimos a necessidade de ler, escutar, e a sensação de que com esta benção nós podemos ir adiante na viagem da vida, não sozinhos, mas acompanhados do Espírito do nosso Pai Celestial” ( Ensign, Nov. 1997 p. 27).


Patriarca


Na Igreja Mórmon, o termo “patriarca” é usado de três maneiras:

1 – Para os pais de família.

2 – Para s líderes e Profetas de épocas antigas

3 – Para aqueles que têm um ofício ordenado pelo Sacerdócio de Melquizedec.


Pais.

Os pais são os patriarcas de uma família e têm o poder e autoridade para dar bênçãos a seus filhos colocando as mãos sobre suas cabeças, similar as bênçãos registradas no livro de Gênesis, dadas pelos patriarcas a seus filhos. Como o cabeça da família, o pai pode receber revelações para os membros de sua família.


Serviço e ordenança.

Os Patriarcas ordenados são bênçãos especiais aos membros dignos da Igreja Mórmon, chamadas de Bênçãos Patriarcais. Na bíblia um patriarca é frequentemente mencionado como aquele que prega o evangelho (um evangelista).

A um patriarca é dada a introspecção profética especial que o permite dar bênçãos que falam da vida futura de uma pessoa, assim como de sua vida pré-mortal. O Profeta Joseph Smith disse: “Um evangelista é um Patriarca. Onde quer que a Igreja de Cristo seja estabelecida na terra, deve haver um Patriarca para o benefício da posteridade dos Santos, como era com Jacó que deu sua benção Patriarcal a seus filhos”. (Ensinamentos do Profeta Joseph Smith, p. 151)

A ordenação de um Patriarca para uma estaca é cuidadosamente considerada. O presidente da estaca submete um nome ao Quórum dos Doze Apóstolos, e com cuidado eles oram ao Senhor por essa pessoa pedindo ajuda para aprovar a escolha. O Patriarca é aceito então (apoiado pelos membros) na conferência de estaca, e assim ele é ordenado. Um Patriarca de estaca serve neste oficio por toda a vida, ou até que sua saúde o impeça de cumprir com seus deveres.


Há também um oficio de Patriarca da Igreja. Elder Boyd K Packer, um Apostolo da Igreja Mórmon explicou o papel de um Patriarca em dar as bênçãos:

“Ao dar uma benção, o Patriarca pode declarar nossa linhagem, que somos de Israel, consequentemente da família de Abraão, e de uma tribo específica de Jacó. Na grande maioria dos casos, os Santos dos Últimos Dias são da tribo de Efraim, a tribo que se comprometeu com liderança do trabalho nos últimos dias. Se esta linhagem é de sangue ou de adoção, não importa (“E abençoá-las-ei por meio de teu nome; pois todos os que receberem este Evangelho serão chamados segundo o teu nome e contados como tua semente; e levantar-se-ão e abençoar-te-ão como seu pai;” - Perola de Grande valor, Abraão 2:10). Isto é muito importante, pois somente pela linhagem de Abraão que as poderosas bênçãos o Senhor para seus filhos na terra podem ser consumadas (“E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma benção. E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra.” – Gênesis 12 : 2,3).

Então, o Patriarca enxerga o futuro, enumera as bênçãos e promessas, algumas em especial, outras gerais, a linhagem a que a pessoa pertence é adequadamente intitulada; e com seu poder e autoridade sela estas bênçãos sobre a pessoa de modo que possam desfrutar delas pela eternidade mediante a sua fidelidade.

Genesis 48
Fonte Biblia on Line

Gênesis 48


E aconteceu, depois destas coisas, que alguém disse a José: Eis que teu pai está enfermo. Então tomou consigo os seus dois filhos, Manassés e Efraim.
E alguém participou a Jacó, e disse: Eis que José teu filho vem a ti. E esforçou-se Israel, e assentou-se sobre a cama.
E Jacó disse a José: O Deus Todo-Poderoso me apareceu em Luz, na terra de Canaã, e me abençoou.
E me disse: Eis que te farei frutificar e multiplicar, e tornar-te-ei uma multidão de povos e darei esta terra à tua descendência depois de ti, em possessão perpétua.
Agora, pois, os teus dois filhos, que te nasceram na terra do Egito, antes que eu viesse a ti no Egito, são meus: Efraim e Manassés serão meus, como Rúben e Simeão;
Mas a tua geração, que gerarás depois deles, será tua; segundo o nome de seus irmãos serão chamados na sua herança.
Vindo, pois, eu de Padã, morreu-me Raquel no caminho, na terra de Canaã, havendo ainda pequena distância para chegar a Efrata; e eu a sepultei ali, no caminho de Efrata, que é Belém.
E Israel viu os filhos de José, e disse: Quem são estes?
E José disse a seu pai: Eles são meus filhos, que Deus me tem dado aqui. E ele disse: Peço-te, trazemos aqui, para que os abençoe.
Os olhos de Israel, porém, estavam carregados de velhice, já não podia ver; e fê-los chegar a ele, e beijou-os, e abraçou-os.
E Israel disse a José: Eu não cuidara ver o teu rosto; e eis que Deus me fez ver também a tua descendência.
Então José os tirou dos joelhos de seu pai, e inclinou-se à terra diante da sua face.
E tomou José a ambos, a Efraim na sua mão direita, à esquerda de Israel, e Manassés na sua mão esquerda, à direita de Israel, e fê-los chegar a ele.
Mas Israel estendeu a sua mão direita e a pôs sobre a cabeça de Efraim, que era o menor, e a sua esquerda sobre a cabeça de Manassés, dirigindo as suas mãos propositadamente, não obstante Manassés ser o primogênito.
E abençoou a José, e disse: O Deus, em cuja presença andaram os meus pais Abraão e Isaque, o Deus que me sustentou, desde que eu nasci até este dia;
O anjo que me livrou de todo o mal, abençoe estes rapazes, e seja chamado neles o meu nome, e o nome de meus pais Abraão e Isaque, e multipliquem-se como peixes, em multidão, no meio da terra.
Vendo, pois, José que seu pai punha a sua mão direita sobre a cabeça de Efraim, foi mau aos seus olhos; e tomou a mão de seu pai, para a transpor de sobre a cabeça de Efraim à cabeça de Manassés.
E José disse a seu pai: Não assim, meu pai, porque este é o primogênito; põe a tua mão direita sobre a sua cabeça.
Mas seu pai recusou, e disse: Eu o sei, meu filho, eu o sei; também ele será um povo, e também ele será grande; contudo o seu irmão menor será maior que ele, e a sua descendência será uma multidão de nações.
Assim os abençoou naquele dia, dizendo: Em ti abençoará Israel, dizendo: Deus te faça como a Efraim e como a Manassés. E pôs a Efraim diante de Manassés.
Depois disse Israel a José: Eis que eu morro, mas Deus será convosco, e vos fará tornar à terra de vossos pais.
E eu tenho dado a ti um pedaço da terra a mais do que a teus irmãos, que tomei com a minha espada e com o meu arco, da mão dos amorreus.

Gênesis 49


Depois chamou Jacó a seus filhos, e disse: Ajuntai-vos, e anunciar-vos-ei o que vos há de acontecer nos dias vindouros;
Ajuntai-vos, e ouvi, filhos de Jacó; e ouvi a Israel vosso pai.
Rúben, tu és meu primogênito, minha força e o princípio de meu vigor, o mais excelente em alteza e o mais excelente em poder.
Impetuoso como a água, não serás o mais excelente, porquanto subiste ao leito de teu pai. Então o contaminaste; subiu à minha cama.
Simeão e Levi são irmãos; as suas espadas são instrumentos de violência.
No seu secreto conselho não entre minha alma, com a sua congregação minha glória não se ajunte; porque no seu furor mataram homens, e na sua teima arrebataram bois.
Maldito seja o seu furor, pois era forte, e a sua ira, pois era dura; eu os dividirei em Jacó, e os espalharei em Israel.
Judá, a ti te louvarão os teus irmãos; a tua mão será sobre o pescoço de teus inimigos; os filhos de teu pai a ti se inclinarão.
Judá é um leãozinho, da presa subiste, filho meu; encurva-se, e deita-se como um leão, e como um leão velho; quem o despertará?
O cetro não se arredará de Judá, nem o legislador dentre seus pés, até que venha Siló; e a ele se congregarão os povos.
Ele amarrará o seu jumentinho à vide, e o filho da sua jumenta à cepa mais excelente; ele lavará a sua roupa no vinho, e a sua capa em sangue de uvas.
Os olhos serão vermelhos de vinho, e os dentes brancos de leite.
Zebulom habitará no porto dos mares, e será como porto dos navios, e o seu termo será para Sidom.
Issacar é jumento de fortes ossos, deitado entre dois fardos.
E viu ele que o descanso era bom, e que a terra era deliciosa e abaixou seu ombro para acarretar, e serviu debaixo de tributo.
Dã julgará o seu povo, como uma das tribos de Israel.
Dã será serpente junto ao caminho, uma víbora junto à vereda, que morde os calcanhares do cavalo, e faz cair o seu cavaleiro por detrás.
A tua salvação espero, ó SENHOR!
Quanto a Gade, uma tropa o acometerá; mas ele a acometerá por fim.
De Aser, o seu pão será gordo, e ele dará delícias reais.
Naftali é uma gazela solta; ele dá palavras formosas.
José é um ramo frutífero, ramo frutífero junto à fonte; seus ramos correm sobre o muro.
Os flecheiros lhe deram amargura, e o flecharam e odiaram.
O seu arco, porém, susteve-se no forte, e os braços de suas mãos foram fortalecidos pelas mãos do Valente de Jacó (de onde é o pastor e a pedra de Israel).
Pelo Deus de teu pai, o qual te ajudará, e pelo Todo-Poderoso, o qual te abençoará com bênçãos dos altos céus, com bênçãos do abismo que está embaixo, com bênçãos dos seios e da madre.
As bênçãos de teu pai excederão as bênçãos de meus pais, até à extremidade dos outeiros eternos; elas estarão sobre a cabeça de José, e sobre o alto da cabeça do que foi separado de seus irmãos.
Benjamim é lobo que despedaça; pela manhã comerá a presa, e à tarde repartirá o despojo.
Todas estas são as doze tribos de Israel; e isto é o que lhes falou seu pai quando os abençoou; a cada um deles abençoou segundo a sua bênção.
Depois ordenou-lhes, e disse-lhes: Eu me congrego ao meu povo; sepultai-me com meus pais, na cova que está no campo de Efrom, o heteu,
Na cova que está no campo de Macpela, que está em frente de Manre, na terra de Canaã, a qual Abraão comprou com aquele campo de Efrom, o heteu, por herança de sepultura.
Ali sepultaram a Abraão e a Sara sua mulher; ali sepultaram a Isaque e a Rebeca sua mulher; e ali eu sepultei a Lia.
O campo e a cova que está nele, foram comprados aos filhos de Hete.
Acabando, pois, Jacó de dar instruções a seus filhos, encolheu os pés na cama, e expirou, e foi congregado ao seu povo.
Para saber mais, clique Mais informações

Mais informações


Rubem
Magestade
Força corruptivel.
Força, Vigor excelente em alteza o mais excelente em poder, impetuoso como agua, mas não será o mais excelente, pois se contaminou com a concubina de seu pai.
Excelência insana, instável e intermitente.

Tribo: RUBEN
Pedra: Turquesa ou Granada
Cor: Vermelho Fogo
Efetivo: 46.500 homens
Príncipe: Elisur, filho de Sedeur
Estandarte (1): Mandrágora
Estandarte (2): Face de Homem
---------------

Simeão ****
Tribo: SIMEÃO
Pedra: Safira
Cor: Azul
Efetivo: 59.300 homens
Príncipe: Selumiel, filho de Zurisadai
Estandarte: Espada
------------

Levi ****
Sacerdote
Fúria incontrolável, cegeira.
Moisés e Arão são membros desta tribo
Teimosia, fúria incontrolável, instabilidade emocional corruptível pela fúria e pela teimosia.
Quer uma lei povo teimoso então tente segui-las se conseguir (apenas para tribo de Levi) punidos por deus aqueles que seguiram teus costumes
Sacerdotes seguidores de Deus criadores da igreja cega difamadores de cristo
NOTA: O livro de Juízes conta como a esposa de um levita fora violentada por homens da tribo de Benjamim. Em face da complacência dos benjamitas, as outras tribos se revoltaram e, após uma guerra civil, quase dizimaram a tribo de Benjamim. “mostra como os levitas eram encrenqueiros e sanguíneos - quase dizimaram a tribo dos lobos por isso!".
Pouco depois, apoiado pelo sacerdote levita e profeta Samuel da tribo de Efraim, Saul Filho de Quis, da tribo de Benjamin ascendeu ao poder como primeiro rei de Israel.
Guerras contínuas e derrotas enfraqueceram Saul.
Quando Nabucodonosor, rei da Babilônia, conquistou Judá, os levitas praticamente desaparecem do relato bíblico.
Templo foi reconstruído, sob o comando de Neemias talvez levita, ou provavelmente pertencia à Tribo de Judá.
------------

Juda
Leão
Espada da justiça, escudo de Deus.
Guerreiro por natureza mestres das guerras força coragem ataque e defesa absolutas aquela que derruba todos os inimigos o leão feroz e imponente Judà, tem o respeito entre todas as tribos.
A mais numerosa,Em Números 1:24-25 contam-se 74600 integrantes desta tribo
Davi com o apoio de Samuel da tribo de Efraim foi coroado em seu lugar.
Davi era da tribo de Judá, e como tal, era proibido de exercer qualquer atividade sacerdotal.
Davi aparentemente possuía habilidades proféticas, e Deus lhe teria assegurado o direito de ser rei e sacerdote de seu posto foi confirmado após realizar, com sucesso, um sacrifício a Deus sem a punição esperada pelos levitas.

Tribo: JUDÁ
Pedra: Sardius ou Cornalina
Cor: Vermelho
Efetivo: 74.600 homens
Príncipe: Nason, filho de Aminadabe
Estandarte: Leão
------------

Zebulom
Mar
Desbravadores dos Mares, Soldados preparados.
NOTA: Elom e Jaleel foram seus filhos e chefes de três famílias tribais
Durante o segundo ano do Êxodo, a tribo de Zebulom contava com 57.400 homens capazes de pegar em armas (numeros 1:31)
As suas façanhas foram dígnas de nota. No Cântico de Débora, a tribo foi especialmente citada como tendo "oferecido suas vidas para morrer na região de Merom.
(Juízes 5:18); e louvados porque de "Zebulom vieram os comandantes do exército para a luta" (Juízes 5:14).
Soldados Leais e preparados bons aliados.fidelidade e preparação.
Dentre os espiões enviados por Moisés para avistarem a terra de Canaã, Gadiel, filho de Sodi representou Zebulom (Números 13:10).
Aliaram se a espada da justiça de Davi
Deuteronômio 33.19, "chuparão a abundância dos mares e os tesouros escondidos da areia"

Tribo: ZEBULOM
Pedra: Esmeralda
Cor: Verde
Efetivo: 57.400 homens
Príncipe: Eliabe, filho de Helon
Estandarte: Ancoradouro de Navios
------------

Issacar
Sabio
Servo com estrutura forte, sabio caçador de recompensas gosta de conforto e tramquilidade
Issacar é jumento de fortes ossos, deitado entre dois fardos.
E viu ele que o descanso era bom, e que a terra era deliciosa e abaixou seu ombro para acarretar, e serviu debaixo de tributo.(genesis 49:14)
eram todos desta tribo. Conforme Jacó abençoou, a tribo de Issacar mostrou uma perspicácia incomum em situações políticas. A tribo trocou a submissão a Saul por Davi (1 Cr 12:32)
Moisés profetizou uma vida quieta e feliz para Issacar (Dt. 33:18)

Tribo: ISSACAR
Pedra: Topázio
Cor: Amarelo
Efetivo: 54.400 homens
Príncipe: Netanel, filho de Zuar
Estandarte: Jumento entre fardos
------------


serpente
Juiz

Tribo: DÃ
Pedra: Crisólita
Cor: Dourado
Efetivo: 62.700 homens
Príncipe: Aizer, filho de Amisadai
Estandarte: Serpente
------------

Gade
Contra Ataque?
Sorte e afortunados,
Quanto a Gade, uma tropa o acometerá; mas ele a acometerá por fim.(genesis 49:19)
Esta tribo era cruel e dada à guerra; eram "varões valentes, homens de guerra para pelejar, armados com rodela e lança; e seus rostos eram como rostos de leões e ligeiros como corças sobre os montes" (1Cr 12:8 e 1Cr 5:19-22)

Tribo: GADE
Pedra: Diamante ou Ônix
Cor: Branco
Efetivo: 45.650 homens
Príncipe: Eliasafe, filho de Deuel
Estandarte: Tropa a cavalo
------------

Aser
Arvore frutifera
Cozinheiro real alimenta bem
De Aser, o seu pão será gordo, e ele dará delícias reais.(genesis 49:20)

Tribo: ASER
Pedra: Berilo
Cor: Verde Oceano
Efetivo: 41.500 homens
Príncipe: Pagiel, filho de Ocrã
Estandarte: Pão
------------

Naftali
Gazela
alegria e risos, carisma.
Naftali é uma gazela solta; ele dá palavras formosas.(genesis 49:21)
Na Cabala, o nome Naftali é lido como duas palavras: nofet li, "doçura é para mim".
Naftali reflete sua sabedoria para permutar palavras em geral
NOTA: Naftali é um cervo enviado [mensageiro], que dá [expressa] palavras eloqüentes. As "palavras eloqüentes" de Naftali provocam júbilo e riso aos ouvidos de todos que escutam. Ao final da Torá, Moisés abençoou Naftali: A vontade de Naftali está satisfeita. Na Chassidut é explicado que vontade satisfeita (seva ratzon) refere-se ao nível da vontade na dimensão interior de keter, onde toda experiência é puro deleite, o estado de ser no qual a pessoa não deseja nada além de si mesma.]

Tribo: NAFTALI
Pedra: Jaspe
Cor: Vinho
Efetivo: 53.400 homens
Príncipe: Airá, filho de Enã
Estandarte: Gazela
-------------


José
Hospedeiro
José é um ramo frutífero, ramo frutífero junto à fonte; seus ramos correm sobre o muro.
Os flecheiros lhe deram amargura, e o flecharam e odiaram.
O seu arco, porém, susteve-se no forte, e os braços de suas mãos foram fortalecidos pelas mãos do Valente de Jacó (de onde é o pastor e a pedra de Israel).(genesis 49:22)
------------

Benjamim
Lobo
Samuel. O profeta Samuel, por volta de 1050 a.C., teria ungido Saul, da tribo de Benjamim, como rei de todo Israel. Surpreendentemente, a soberania de Saul se afirmou em todas as tribos de maneira geral

Tribo: BENJAMIM
Pedra: Ametista
Cor: Violeta
Efetivo: 35.400 homens
Príncipe: Abidã, filho de Gideõni
Estandarte: Lobo
-----------

Manassés
Feito para esquecer
Boi

Tribo: MANASSÉS
Pedra: Ágata
Cor: Multi-cores
Efetivo: 32.200 homens
Príncipe: Gamaliel, filho de Pedazur
Estandarte: Tamareira
------------

Efraim
dupla fecundida
Prosperidade

Tribo: EFRAIM
Pedra: Jacinto
Cor: Amarelo
Efetivo: 40.500 homens
Príncipe: Elisama, filho de Amiúde
Estandarte: Ramo frutífero
------------

Algumas dessas tribos desapareceram do registro biblico mais devido sua importancia biblica e profetica, estão espalhadas divididas, e seus integrantes vivem espalhados pelo mundo sem ter uma identidade, mas retornaram a jerusalem para desempenhar seu papel original para governar com cristo a terra.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...