Google Tag Manager

segunda-feira, 15 de abril de 2013

O que sao mesas girantes

O que são mesas girantes?
Mesas girantes
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Fonte: 
http://pt.wikipedia.org/wiki/Mesas_girantes


Salão parisiense com as "mesas girantes" (revista "L'Illustration", 1853).

As chamadas mesas girantes (em Portugal, mesas falantes) protagonistas da chamada dança das mesas, foram fenômenos aos quais alegava-se natureza mediúnica, amplamente difundido na Europa e nos Estados Unidos, a partir de meados do século XIX.

O fenômeno consistia no movimento, sem causa física aparente, de mesas e outros objetos pesados, em torno dos quais reuniam-se, nos salões, pessoas de todas as classes sociais à época.

Durante uma fase inicial, que perdurou aproximadamente até 1870, as mesas girantes foram, por um lado, objeto de curiosidade e divertimento, em especial nos salões nobresburgueses europeus. 


Por outro lado, a curiosidade despertada pelos fenômenos tornaram-nos objeto de observação e pesquisa, permitindo o estudo e sistematização de conhecimentos assim obtidos num corpo filosófico, o Espiritismo, codificado pelo pedagogo francês Rivail, sob o pseudônimo de Allan Kardec.

Após esse período inicial, abriu-se uma fase de intensa curiosidade científica, que tinha por objeto as mesas e outras formas de manifestação tidas como espiritistas. 


Os físicos William Crookes, Oliver Lodge e Michael Faraday, os astrônomos Camille Flammarione Friedrich Zöllner, o naturalista Alfred Russel Wallace, o criminologista Cesare Lombroso, e Sociedades Científicas de diversos países, criadas especificamente para este fim, dedicaram-se à investigação dos fenômenos.

Apesar de alguns deles terem concluído pela explicação espiritista para os acontecimentos, as inúmeras fraudes existentes e a turbulenta situação política enfrentada pela Europa na segunda metade do século XIX contribuíram para dissipar o interesse científico pelas mesas girantes e ocorrências similares.




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...