Google Tag Manager

terça-feira, 9 de julho de 2013

Como os jovens escolhem a profissao

Pesquisa indica como os jovens escolhem a profissão


Entre os consultados, 66% levam em consideração suas habilidades e interesses, e 18% escolhem o curso pela expectativa de salário


Fonte: 
http://www.clickcarreira.com.br/querocrescer/2011/8/23/2315/pesquisa-indica-como-os-jovens-escolhem-a-profissao.html

Julia Viana
terça-feira, 23 de agosto de 2011

O Portal Educacional promoveu um estudo sobre o comportamento dos estudantes na escolha da profissão. 

O objetivo era mapear a forma com que as escolas e famílias estão ajudando os jovens na escolha da profissão, como eles se informam e quais os fatores levados em conta na hora da decisão.

Os resultados do projeto Guia de Profissões mostraram que o ambiente escolar tem papel muito importante:
 23,55% dos alunos procuram o professor para falar sobre profissões. 
Em casa, 45% dos jovens recebem apoio da família e têm liberdade para decidir, enquanto 5% dizem que a opinião de seus pais tem influência direta na sua escolha. 
Entre os estudantes, 14% contam que não pretendem decidir de acordo com a vontade dos pais.

Apenas 13% conhecem a maioria dos cursos, 64% têm pouca informação e 11% conhecem apenas o curso que desejam seguir. Somente 8% dos jovens a consideram a escolha da profissão como uma missão de vida.

Entre os consultados, 66% levam em consideração suas habilidades e interesses, e 18% escolhem o curso pelo bom salário que possa lhe render profissionalmente. Menos de 10% procuram analisar o currículo do curso.

 Selena Maria Garcia Greca, psicóloga especialista em orientação vocacional e uma das coordenadoras da pesquisa, sublinha que é importante escolher um curso baseado na sua âncora pessoal e que ter um bom salário deverá ser uma consequência da qualificação profissional.

Às portas da Universidade – Entre os alunos da 3ª série do ensino médio, o levantamento foi mais detalhado e descobriu-se que pouco mais da metade deles conhece somente alguns dos cursos disponíveis. 

A escola ainda contribui pouco no processo de escolha de uma profissão:

 só 11% das instituições realizaram um trabalho de Orientação Vocacional e 
10% promoveram feiras de profissões e seminários sobre o tema. 

36% desses alunos recorrem aos professores para buscar informações a respeito de profissões e 
68% dos vestibulandos procuram os pais. 

Quase metade tem apoio para fazer o curso que deseja, mas 22% dos estudantes ainda não dialoga em casa.

Apenas 14% dos vestibulandos pensam em fazer o curso que desejam desde criança. 
A maioria não tem uma ideia clara de que profissão realmente gostaria de seguir. 
Mais da metade dos alunos do último ano do Ensino Médio ainda não têm o conhecimento necessário para chegar a uma decisão mais consciente: 54,82% não definiram o curso para o qual irão prestar vestibular neste ano.

No projeto Guia de Profissões do Portal Educacional os estudantes podem tirar dúvidas sobre carreiras e trocar ideias sobre questões que possam interferir neste momento de decisão. Um glossário de profissões no qual podem navegar e conhecer um mais sobre cada profissão pode ajudar!

Outros resultados – O projeto ainda mostrou que meninas têm uma postura muito mais ativa em relação à busca por informações e tomada de decisões de forma mais madura, enquanto os garotos se atentam mais para habilidades exigidas e média salarial. As decisões deles priorizam status.

Em relação à participação dos pais, quando questionados sobre quais cursos não seriam aprovados por eles, surpreendentemente o curso mais citado foi o de Medicina, seguido de Direito, Engenharia Civil, Jornalismo e Artes. Também entraram nessa lista Professor, Pedagogo, Policial Militar, Psicólogo, Sociólogo, Publicitário, Nutricionista, Fisioterapeuta, Dentista e Enfermeiro.

A pesquisa foi realizada em abril e maio deste ano (2011), com mais de 2 500 estudantes da 7ª série do Ensino Fundamental ao Ensino Médio de escolas particulares inscritas no projeto e conectadas ao Portal Educacional.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...