Google Tag Manager

sábado, 6 de julho de 2013

Desenvolvimento Psicologico e Educacao














Desenvolvimento Psicológico e Educação
Jesús Palacios



Fonte: http://www.infoescola.com/pedagogia/teorias-e-especialistas-da-educacao/


Para compreendermos como acontece a aprendizagem é preciso direcionar a ação educativa na direção de conhecimentos teóricos aprofundados. 

Para isso é necessário haver estudos teóricos que possam direcionar o professor ao conhecimento dos mecanismos de aprendizagem.

Muitas vezes o professor não é capaz de descrever com exatidão a teoria que o orienta, todavia, as suas ações podem mostrar evidenciar essa teoria. 

Já que, seu conceito de aprendizagem e seu posicionamento teórico estão presentes na forma como ele traça os objetivos e as técnicas que irá utilizar na sua ação didática.

Os estudos mostram que existem duas grandes linhas da teoria da aprendizagem,

 a comportamental (influência de fora para dentro) que entendem a aprendizagem como uma de mudança do comportamento através de estímulos e respostas e

 a cognitiva (organização de dentro para fora) que percebem a aprendizagem como algo capaz de modificar conceitos, percepções e padrões de pensamento através de uma organização interior. 

Temos alguns especialistas que contribuíram para o desenvolvimento da pedagogia e suas teorias:

Skinner: acredita na modelagem do comportamento, no condicionamento operante e na influência do meio-ambiente no comportamento. Valoriza o acumulo de conhecimentos e de práticas sociais. O educando é um ser passivo e receptor de informações e o educador um controlador da aprendizagem.

Freinet: a criança constrói através do fazer e refazer das atividades, sendo a educação a serviço da causa social. A aprendizagem é feita através da ação experimental e da valorização do erro e do acerto. O educando assume o papel de pesquisador e autônomo na construção do seu conhecimento. Já o educador é um estimulador de transformações sociais e educacionais.

Bruner: relaciona a aprendizagem às situações já vivenciadas, ressaltando a importância do pensamento intuitivo. Existe o cultivo de uma excelência do produto da aprendizagem. O educando é um participante ativo na busca do desenvolvimento intelectual e o educador incentivador da aprendizagem.

Vygotsky: há uma relação entre pensamento e linguagem, estimulando a consciência critica e o respeito as potencialidades. O aluno é visto como sujeito da aprendizagem e o centro do processo, sendo o educador o responsável pela compreensão desse processo.

Piaget: sua teoria é baseada na pesquisa da evolução mental da criança e nas fases evolutivas da aquisição de conhecimentos. O processo educacional pode se dá através da vivencia concreta e dos jogos. O educando é agente da aprendizagem e o professor o organizador das situações.

Paulo Freire: acredita que deve haver o compartilhar do saber através de um processo de mútua troca do saber. O educador deve conduzir o aluno na percepção da leitura do mundo que o cerca, pois só é possível conquista o saber se aprendermos a analisar o mundo em que vivemos.

Referências Bibliográficas:
COLL, C, PALACIOS, J, MARCHESI, A. Desenvolvimento Psicológico e educação. v. 2. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. Rio de Janeiro: Martins Fontes, 1996.




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...