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sábado, 6 de julho de 2013

O que e Epistemologia Genetica na Educacao Piaget

O que é Epistemologia Genética na Educação segundo Piaget

         JEAN  PIAGET (Epistemologia Genética)

Piaget nasceu em 1896, em Neuchâtel, pequena cidade da Suíça.

Aos 10 anos, escreve seu primeiro artigo científico e
aos 22 anos doutora-se na área de Biologia.
        
 JEAN  PIAGET (Epistemologia Genética)
Em 1919 muda-se para a França, onde começa a
trabalhar na padronização dos testes de inteligência.
        
 CONCEITOS BÁSICOS

HEREDITARIEDADE
ADAPTAÇÃO
ESQUEMAS
ASSIMILAÇÃO
ACOMODAÇÃO
EQUILIBRAÇÃO
 
        
ESTÁGIOS DE DESENVOLVIMENTO COGNITIVO
Sensório-motor (1 º ano de vida)
Pré-operatório (2 a 6 anos)
Operatório concreto (7 a 11 anos)
Operatório formal (adolescência)


 Edith tem os cabelos mais escuros que Lili. 
Edith é mais clara que Suzana. Qual das três tem os cabelos mais escuros?
 (PIAGET,1973 , p.63)


         IMPLICAÇÕES EDUCACIONAIS
         A INTELIGÊNCIA HUMANA é abordada pela teoria como algo que pode ser construído, dependendo da qualidade das relações que o sujeito vai estabelecer com o mundo que o rodeia.


E na interação com um meio mais ou menos desafiador, mais ou menos desequilibrador, mais ou menos estimulador, que esta construção realmente se efetivará.

Epistemologia genética
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A Epistemologia Genética é a teoria desenvolvida por Jean Piaget, e consiste numa síntese das teorias então existentes, o apriorismo e o empirismo. 

Piaget não acredita que o conhecimento seja inerente ao próprio sujeito, como postula o apriorismo, 

nem que o conhecimento provenha totalmente das observações do meio que o cerca, como postula o empirismo.

Para Piaget, o conhecimento é gerado através de uma interação do sujeito com seu meio, a partir de estruturas existentes no sujeito. 

Assim sendo, a aquisição de conhecimentos depende tanto das estruturas cognitivas do sujeito como de sua relação com os objetos. 

Durante sessenta anos, Jean Piaget coordenou projetos de pesquisas, que deram base à compreensão contemporânea do desenvolvimento infantil. 

Piaget estava interessado em investigar como o conhecimento se desenvolvia nos humanos. 

Piaget fez sua formação inicial em Biologia e por isso alguns conceitos desta disciplina influenciaram sua teoria e descobertas sobre o desenvolvimento infantil.

Para saber mais, clique em Mais informações, abaixo.



Índice
1 Estrutura e aprendizagem
2 Estágios do Desenvolvimento
3 Etimologia da Palavra
4 Ver também
5 Referências

Estrutura e aprendizagem

Na concepção piagetiana, a aquisição de conhecimento só ocorre mediante a consolidação das estruturas de pensamento e portanto sempre se dá após a consolidação do esquema que a suporta, da mesma forma a passagem de um estágio a outro depende da consolidação e superação do anterior.

Para Piaget, o desenvolvimento ocorre de forma que as aquisições de um período sejam necessariamente integradas nos períodos posteriores.

Sua teoria depende de 4 elementos:
1. Maturação do sistema nervoso central
2. Experiências físicas e lógico-matemáticas
3. Transmissão social
4. Equilibração das estruturas cognitivas

Estágios do Desenvolvimento

De 0 a 1 ½ ou 2 anos: Sensório-motor
De 1 ½ ou 2 anos até 6 ou 7 anos: Pré-operatório
De 7 ou 8 anos até 11 ou 12 anos: Operatório concreto
De 11 ou 12 anos em diante: Operatório formal
Sensório-Motor
A criança busca adquirir coordenação motora e aprender sobre os objetos que a rodeiam.
. Período mais elementar
. Período em que a criança capta o mundo pelas sensações;
. O bebe pequeno inicialmente não separa o eu do objeto
. É como se ele e o mundo fosse uma coisa só

Pré-Operatório
A criança adquire a habilidade verbal e simbólica. Nesse estágio, ela inicia a nomear objetos e raciocinar intuitivamente, mas ainda não consegue realizar operações propriamente lógicas:
. Fase bastante egocêntrica
. Realiza representações mentais de objetos

Operatório Concreto
A criança começa a formar conceitos como os de número e classes.
Possui lógica consistente e habilidade de solucionar problemas concretos.

Operatório Formal
O adolescente começa a raciocinar de forma lógica com enunciados puramente verbais (hipóteses)
. raciocínio hipotético-dedutivo
. deduções lógicas sem o apoio de objetos concretos
. refletir para além do real presente
. refletir sobre possibilidades
. fazer planos
. elaborar “teorias”
. construir “sistemas”
. pensar sobre o próprio pensamento.

Etimologia da Palavra

epistemo = conhecimento
logia = estudo
gené = hereditariedade
tica = técnica
epistemologia = (filosofia): reflexão geral em torno da natureza, etapas e limites do conhecimento humano (...); teoria do conhecimento; (Derivação) estudo dos postulados, conclusões e métodos dos diferentes ramos do saber científico, ou das teorias e práticas em geral, (...); teoria da ciência1 .

genética = (biologia, medicina): ciência voltada para o estudo da hereditariedade, bem como da estrutura e das funções dos genes; (biologia): estudo das inter-relações das características genéticas e ecológicas das espécies ou populações de seres vivos2 .


Desta forma, "Epistemologia Genética" expressa a ideia de busca pelo entendimento científico da perpetuação do conhecimento expressada pelos seres vivos e sua evolução.


Se epistemologia é uma palavra recente, sintetizada a partir de radicais (epistem- + -o- + -logia3 ), enquanto genética é uma nova área do conhecimento em plena expansão (principalmente após a recente descoberta da estrutura do ácido nucleico em Dupla Hélice), epistemologia genética é um termo utilizado em contexto científico, semelhante a epistemologia; já genética tem expressão cotidiana em novelas, jornais e revistas, científicas e populares.
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