Google Tag Manager

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Artigo da Mirtzi sobre Viver em Estado Desperto

Viver em Estado Desperto
Mirtzi


Lutamos por CONCENTRAÇÃO de todas as maneiras, não deixarei minha MENTE vagar sequer por um instante, mas, vou examiná-la de perto indagando: ‘Como minha mente está se COMPORTANTO?
Fonte: ‘Guia do Estilo de Vida do Bodissatva – Um poema budista para os dias de hoje – Como desfrutar uma vida de grande significado e altruísmo’, de Shantideva, Ed. Tharpa[1].
Link para aquisição de livros: http://tharpabrasil.mercadoshops.com.br/

Como tenho uma índole contemplativa e venho me disciplinando para me manter em estado desperto, simultaneamente, funciono como observadora de mim mesma e de tudo ao meu redor.
Esse exercício serve para treinar a concentração no momento presente e o resultado é a possibilidade de agir rápido e de modo proativo em situações em que isso é necessário.
Paradoxalmente, mais do que nunca, noto que as pessoas andam DISPERSASdistraídas, alheias ao que lhes envolve,entretidas em seus pensamentos e planejamentos diários ou ao celular ou outros dispositivos móveis.
Hoje eu guiava meu veículo bem antes das 07 horas. No meu trajeto observei que cerca de 90% dos que guiavam estava com seu celular ao ouvido. Os mais adeptos à tecnologia diriam que é só acionar o bluetooth ou o fone de ouvido do celular... Mas, a questão não é meramente desocupar as mãos e sim se manter em estado desperto, com concentração ativa, sem perder o foco no aqui, no agora e no universo que nos circunda.
Há pessoas que conseguem ler mais de 03 livros numa mesma ocasião sem perder a reflexão sobre cada um deles.
Os samurais japoneses treinados no “caminho do guerreiro” sabiam manter o foco porque sabiam estar concentrados.
O que importa é não ficar à mercê do fluxo, mas, INTEGRAR o fluxo do que acontece no MOMENTO PRESENTE. No estado desperto, concentrado, a pessoa é capaz de agir de modo tempestivo e com precisão, sem ser pega desprevenida em suacapacidade tirocínio[2].
concentração ativa nos indica que a mente humana é um instrumento que precisa ser treinado e bem usado, que deverá estar sob o domínio da consciência da própria pessoa. A dispersão da mente, entretanto, nos impede de alcançar o nível de entendimento da consciência pessoal, que é clara, ampla e atua em vários níveisconsciente (plano tangível), subconsciente(pré-consciência), inconsciente pessoal (fatos e processos psíquicos) e inconsciente coletivo (conjunto de arquétipos acessíveis a todas as mentes).
Como menciona MELO: “volume e a velocidade das informações em circulação afeta decisivamente o universo cultural da humanidade, produzindo mutações no comportamento dos indivíduos e das comunidades. Todos se perguntam como sobreviver num panorama tão caótico e ao mesmo tempo tão excitante.[3]
Com a mente aquietada (quieta), ou seja, com a mente concentrada, sem estar dispersa e distraída, potencializamos todas as nossas capacidades e alcances. E o primordial: estaremos nos programando ao invés de sermos programados passivamente pelo volume de informações que circulam e de “formas-pensamentos”[4] fabricadas intencionalmente para nos fazer agir seguindo interesses difusos de terceiros.
Viver no estado desperto também é primordial para não nos deixarmos envolver nas induções ou apelos subliminares que pululam no mundo atual – é nos capacitar para viver a nossa história conforme acreditamos.
É interessante ver esse conceito expresso na música “Coração Tranquilo” (Walter Franco):
Viver é afinar o instrumento
De dentro prá fora
De fora prá dentro
A toda hora, todo momento…”  
“Tudo é uma questão de manter
mente quieta
A espinha ereta
E o coração tranquilotoda hora, todo momento
De dentro prá fora
De fora prá dentro

toda hora, todo momento
De dentro prá fora
De fora prá dentro



[2] Tirocínio: Capacidade de discernimento; percepção que vai além dos 05 sentidos habituais.
[3] Fonte: MELO, José Marques de (org.). De Belém a Bagé: imagens midiáticas do Natal brasileiro. São Bernardo do Campo: UMESP, Cátedra da UNESCO, 1998. p. 30.
[4] “Formas-pensamento” são projeções, criações, imagens, sensações e registros mentais que correspondem à natureza do pensamento que as gerou. Elas são capazes de influenciar outras pessoas porque se instalam na esfera psíquica circundante, que está ao alcance de outras mentes.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...