Google Tag Manager

sexta-feira, 23 de maio de 2014

Conversa com Constantino K Riemma do Clube do Taro

Conversa com Constantino K. Riemma do Clube do Tarô













Jorge,
repassei seu recado para a Rose!
Quanto à publicação de artigos meus no seu blog, fique à vontade para escolher aqueles que sejam mais oportunos para os seus leitores. Uma lista parcial do que escrevi está emhttp://www.clubedotaro.com.br/site/z91_3_autores.asp#ckr

Quanto ao artigo que você encaminhou, já que você pediu comentários, acredito que do ponto de vista didático e de fidelidade às fontes, alguns pontos poderiam ficar mais claros e não criar mal-entendidos para os leitores. Por exemplo:
a. Papus não faz segredos; ao contrário, publica um livro em que apresenta chaves para revelar os segredos ocultos por intermédio do tarô.
b. não encontrei na obra do Papus o título “Oráculo secreto” em qualquer dos esquemas que publicou. Como entendi que o seu artigo se baseia no livro do Lorenz, que você cita, seria bom esclarecer que a ilustração que você anexou é uma adaptação bem simplificada do original do Papus. Aliás, a descrição das 12 primeiras casas nada tem a ver com a abordagem simbólica do Papus; lembra mais o baralho Petit Lenormand, do qual Papus passa longe.
c. ao que eu saiba, Papus nunca disse ter consultado documentos ou fontes egípcias para fazer suas citações. Me parece mais evidente a ênfase que ele dá aos símbolos da tradição cabalista, como é o caso do alfabeto hebraico, que quase sempre está incluído em seus esquemas.
d. Encontrei na internet um site  que coloca o livro original do Papus online: https://archive.org/details/clefabsoluedelas00papuuoft. Um repasse pelas ilustrações talvez pudesse justificar os pontos que mencionei.

Meu caro,
veja se fez sentido os meus comentários. Caso eu tenha me equivocado, me dê um alô. Vamos conversar para encontrarmos um ponto seguro de intercâmbio.
Abraços do Constantino

O que é o Oráculo Secreto de Papus e como se utiliza no Tarot?

Estimado leitor, segue um artigo para que gosta de Tarot e está sempre buscando estar atualizado.

Papus, foi: Gérard Anaclet Vincent Encausse, mais conhecido pelo pseudônimo de Papus, foi um médico, escritor, ocultista, rosacrucianista, cabalista, maçom e fundador do martinismo moderno. (Fonte: Wikipedia).

Na obra de Francisco Valdomiro Lorenz, A Sorte Revelada pelo Horóscopo Cabalístico, Editora Pensamento, 1992, na página 144 o autor deste livro aborda as casas do Horóscopo e os seus aspectos.

"O horóscopo é a síntese dos arcanos que presidem ao nascimento.

Para erigir o Horóscopo Astro cabalístico, traçamos dois círculos concêntricos, que representam o Zodíaco e dividimos a sua circunferência me doze partes iguais denominadas casas.

A primeira casa é que fica a esquerda, no Oriente do Zodíaco.

Note-se esta diferença na colocação dos quatro pontos cardeais no horóscopo, em comparação com os mapas geográficos, onde o Oriente está a direita.

A segunda casa é imediata na direção para baixo e as outras seguem em sua ordem natural."

Sentido anti-horário.

"As casas são imutáveis e ocupam sempre os lugares acima designados."

Analogamente é possível se estabelecer a combinação das cartas do Tarot, qualquer que seja o tipo de baralho, com a Tabua Astrológica ou Oráculo Secreto de Papus.

Para ilustrar melhor, confira o texto da página 159 do Livro Tarô Adivinhatório, da Editora Pensamento, 2006.

"Um cartomante que deseja obter no Tarô todos os segredos do futuro não deve esquecer que a combinação dos hieróglifos e dos números dá precisas indicações.
Por isso, recomendamos a todos que querem estudar a fundo a cartomancia que reproduzam em um formato grande a tábua do Oráculo Secreto de Papus.

Um arcano do Tarô ao cair numa destas 36 casa, toma novas significações que podem ser preciosas.

Todo estudo sério de cartomancia dever ser determinado pelo emprego desta tábua astrológica. Esta tábua foi reconstruída por Papus de acordo com os documentos egípcios."


Segue agora a descrição das primeiras 12 casas e a figura que a representa.
1- Projeto - Papel e Caneta
2- Satisfação - Sorriso
3- Êxito - Mãos Sobrepostas
4- Esperança - Uma vela acesa
5- Azar - Gato preto em baixo da escada
6- Desejo - Lábios se beijando
7- Injustiça - Balança de pratos pendente
8- Ingratidão - Uma lágrima
9- Associação - Pessoas de mãos dadas
10- Perda - Passarinho morto
11- Sofrimento - Rosto expressando dor
12- Estado - Medidor de pressão arterial

Estas são as representações para o Primeiro Decanato. Analogamente, temos mais 12 figuras das casas para o Segundo Decanato e mais 12 para o Terceiro Decanato.

Este é o Oráculo Secreto de Papus. Sobre ele deitam-se as cartas e se faz a leitura ao consulente, lembrando que as casas são fixas e nunca mudam de lugar.


- Estimado Constantino é um deleite ler os seus comentários muito bem fundamentados. Aliás, são comentários para os quais eu "tiro o chapeu".


Compreendo perfeitamente sua preocupação, principalmente no que se refere aos neologismos tão em moda neste nosso mundo onde se mistura o certo e o errado, o sagrado e o profano, como de certo modo é este nosso mundo do Tarot, onde muitos agem para confundir ao invés de ensinar e esclarecer. É reciso ter discernimento e estar disposto a ensinar e esclarecer. Me empenho em buscar e preservar o lado sagrado e já náo consigomais imaginar este artigo só como está, desvinculado dos seus comentários. Nada acontece por acaso.


O livro de Papus original é uma preciosidade. Nem sei como agradecer o seu compartilhamento. Me alegro e poder lê-lo no original e por ser uma publicação totalmente aberta vou compartilhar o artigo em pdf no ISSUU. Assim o livro original pode ser "embed'ado" no artigo publicado no seu blog.


Que tal se nós publicássemos no Clube do Tarot um tipo debate em relação ao assunto, como se ambos estivéssemos dialogando entre nós e compartilhado com nossos colegas? Obviamente seu conhecimento ímpar do assunto será de grande ensinamento não apenas para mim mas também para mais pessoas.


Raciocinando nesta linha gostaria de apresentar a parte 2. Da Tabua Astrológica de Papus ou Oráculo Secreto de Papus como estamos a discutir.


Leitura do Tarot e a combinação com números da Tábua Astrológica.


Estimado leitor,
Retomando a citação do livro Tarô Adivinhatório, Editora Pensamento, São Paulo, SP, 2006, pag. 159:
"Todo estudo sério de cartomancia deve ser determinado pelo emprego desta tábua astrológica."
"Esta tábua tem sido empregada pelas mais célebres cartomantes e foi reconstituída por Papus de acordo com os documentos egípcios."


Acredito que esta citação leva a pistas para o pesquisador buscar mais informações.


Vamos então à Fonte:
O Tarô dos Boêmios, o livro mais antigo do mundo, para o uso exclusivo de iniciados ([1889]), (obrigado Professor Constantino K. Riemma por trazer esta informação).

Texto original em francês:



Oráculo é o Tarot
Secreto é o Iniciado (oculto ao não preparado)
ou seja, o sinônimo, ou o sentido de "Oráculo Secreto de Papus" que aqui gostaríamos de dar é


O Tarot Iniciado de Papus.


Que corresponde ao subtítulo do livro de Papus:
A Ciência Oculta e Suas Disciplinas
O Tarot dos Bohêmios


As figuras abaixo são das primeiras páginas do livro.








Fontes:
http://biometrio.blogspot.com.br/2014/05/o-que-e-secreto.html
http://biometrio.blogspot.com.br/2014/05/o-que-e-oraculo.html



Segue a descrição das casas de números
13 a 24, segundo o livro Tarô Adivinhatório:


13- Alegria - Balões de aniversário
14- Amor - Coração
15- Prosperidade - Mandala
16- Casamento - Par de alianças
17- Aflição - Inseto no olho
18- Gozo - Rosto de mulher
19- Herança - Moedas de ouro
20- Traição - Coração partido
21- Rival - Ciúmes
22- Presente - Caixa com laço de fita
23- Amante - Casal
24- Elevação - Escadaria

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...