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segunda-feira, 25 de agosto de 2014

O que e a Seicho-no-ie

Seicho-no-ie
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Seicho-no-ie

Seicho-no-ie

Emblema



Sede Principal
Orientação
Xintoísmo
Budismo
Cristianismo
Islamismo
Judaísmo
Psicologia
Filosofia
Fundador Masaharu Taniguchi
Origem 1 de março de 1930
Sede Tóquio, (sede principal)


Seicho-No-Ie (生長の家 em japonês) (Lar do Crescimento Infinito, numa tradução livre) é uma filosofia de vida e também uma religião sincretista,monoteísta de origem japonesa. Enfatiza o não sectarismo religioso, as práticas de gratidão à família e a Deus. Ensina que o ser humano é filho de Deus, e o poder da palavra positiva que influencia na formação de um destino feliz e o universalismo.1



Índice
1 História
2 Missão da Tocha Sagrada
3 Principais Ensinamentos da Seicho-No-Ie
4 Doutrina
5 Número de membros no Brasil
6 Notas
7 Referências
8 Ligações externas


História
Surgiu em 1º de março de 1930 como revista de Cultura Moral 生長の家, cresceu no pós-guerra no Japão, sofreu perseguição militar2 e foi transformada em religião. Nesta época, a sociedade japonesa viu desmoronar a religião oficial do Estado, baseada na crença na divindade do imperador e uma das bases da ideologia militarista. Nesse vácuo ideológico e espiritual surgiram ou cresceram inúmeras seitas e religiões, entre elas a Perfect Liberty, a Igreja Messiânica Mundial (Johrei) e a Seicho-No-Ie. Esta última contribuiu para a revitalização da religiosidade, incentivando seus adeptos à prática de suas religiões de origem.

A Seicho-No-Ie foi fundada por Masaharu Taniguchi (1893–1985) e se mundializa a partir da II Guerra Mundial. Seu conjunto doutrinário incorpora elementos do cristianismo, do budismo e doxintoísmo - três grandes religiões presentes no Japão, representadas no seu símbolo oficial respectivamente pela estrela verde no centro, pela cruz gamada branca intermediária (Lua) e pelo círculo vermelho externo com suas 32 flechas (Sol).

Argumenta-se que a Seicho-no-Ie, na contramão de suas consortes, estava em sintonia com a ideologia do nacionalismo oficial japonês. A professora Leila Marach Albuquerque afirma que a Seicho-no-Ie foi elaborada à luz da ideologia familista do Império japonês 3 . Pela grande população de imigrantes japoneses, as novas religiões chegaram quase que simultaneamente ao Brasil. Em pouco tempo conseguiram grande número de adeptos, não só entre os descendentes de japoneses mas entre toda a população em geral.

A Seicho-No-Ie em particular conseguiu grande número de adeptos. Entre os instrumentos de disseminação de sua crença, a revista Acendedor e o Preceitos Diários (calendário com mensagens) se tornaram bastante populares nas grandes cidades brasileiras, principalmente nas décadas de 60 e 70 do século XX.

Atualmente, a Seicho-No-Ie conta com divulgação por meio de publicações como as revistas Fonte de Luznota 1 (público masculino), Pomba Brancanota 1 (feminina), Mundo Idealnota 1 (jovens) e Querubimnota 1 (para crianças), além do jornalCírculo de Harmonianota 2 , programas de TV, rádio e website.

Sua origem cerimonial está ligada, principalmente, ao Xintoísmo, sendo também seus rituais o batismo, casamento e culto aos antepassados, do qual é talvez o melhor representante fora do Japão. Vale ressaltar que na Seicho-No-Ie há muita liberdade de adaptação de cerimonias ligadas à cultura local. Diferentemente de muitas religiões tradicionais, onde a conduta dos adeptos é condicionada pelo medo, Nakajima 4 explica que A Seicho-no-iê rejeita o "tem de ser assim", isto é considera que nada deve ser forçado e ensina a viver naturalmente a vida como ela é. Ensinamentos como "O ser humano é filho de Deus", "O mundo fenomênico é projeção da mente" e "Grande harmonia" são interpretados de várias maneiras, em conformidade com pessoa, tempo e lugar.5

Para saber mais, clique sobre Mais informações, abaixo



A partir da década de 90 a Seicho-No-Ie lança oficialmente uma nova bandeira, o "Movimento Internacional de Paz pela Fé" (Internacional Peace by Faith) que tem como objetivo, através da fé em Deus único e universal, despertar a paz em cada pessoa e, assim, concretizá-la no mundo.

O conjunto doutrinário da Seicho-no-Ie reúne tradições xintoístas, cristãs, budistas, dentre outras. Predomina, a exemplo da outras Novas Religiões Japonesas, elementos da religiosidade nipônica, que valoriza todas as formas de vida, preza pelo respeito ao próximo, gratidão aos pais e cultua os ancestrais.

Missão da Tocha Sagrada

Masaharu Taniguchi, fundador do movimento da Seicho-No-Ie, foi presidente da igreja até o ano de seu falecimento, em 1985. O sucessor foi Seicho Taniguchi (nascido como Seicho Arashi), genro de Masaharu, para o qual foi delegada a Missão da Tocha Sagrada. Seicho permaneceu até 2008, ano que veio a falecer. Desde então, seu filho Masanobu Taniguchi é o presidente atual da Seicho-No-Ie.

Principais Ensinamentos da Seicho-No-Ie

A Verdade essencial da Seicho-No-Ie é: "O Homem é Filho de Deus" e, sendo assim, é herdeiro de todas as dádivas dele. Basta apenas que se conscientize disso para manifestar no mundo fenomênico (mundo material) a sua perfeição.

Para isso, há várias práticas adotadas pelos praticantes da Seicho-No-Ie, sendo as mais importantes:
Prática da Meditação Shinsokan (que, numa tradução livre, significa "ver e contemplar Deus").
Leitura de Sutras Sagradas e palavras da Verdade;
Prática de atos de amor e caridade;

A Seicho-No-Ie também estuda as "leis mentais", das quais se destaca a lei "Os semelhantes se atraem" (Lei da Atração).

Normas Fundamentais dos Praticantes da Seicho-No-Ie:
1ª) Agradecer a todas as coisas do Universo;
2ª) Conservar sempre o sentimento natural;
3ª) Manifestar o amor em todos os atos;
4ª) Ser atencioso para com todas as pessoas, coisas e fatos;
5ª) Ver sempre a parte positiva das pessoas, coisas e fatos, e nunca as suas partes negativas;
6ª) Anular totalmente o ego;
7ª) Fazer da vida humana uma vida divina e avançar crendo sempre na vitória infalível;
8ª) Iluminar a mente, praticando a Meditação Shinsokan todos os dias sem falta.

Doutrina
A Doutrina da Seicho-no-ie é alicerçada nas escrituras de Masaharu Taniguchi, sendo as mais importantes entre os adeptos, a "Sutra Sagrada Chuva de Néctar da Verdade" (Seikyo Kanro-no-Hou, em japonês: 甘露の法雨) e a Coleção "A Verdade da Vida" (Seimei no Jissô, em japonês: 生命の実相), composta por 40 volumes, que sintetiza as pregações de Taniguchi. Estas obras são publicadas no Japão pela Nippon Kyobunsha Co. Ltd. e, no Brasil, pela Seicho-no-ie do Brasil.
Verdade Vertical: Só Deus e o que Ele cria existem verdadeiramente, ou seja, não tem início nem fim, é eterno, infinito (Ele é o Bem, o Criador, a Verdade, Jissô (Imagem Verdadeira), etc.). Como o homem (na sua essência espiritual) também é criação de Deus, ele possui a mesma natureza infinita de Deus. Daí vem a principal convicção do adepto da Seicho-No-Ie: "O Homem é Filho de Deus".
Verdade Horizontal: O mundo fenomênico é projeção da mente humana; o mal não existe, ou seja, tem início e fim, é efêmero, não é eterno, é finito (ele é apenas criação da mente humana). Da mesma forma, a doença, a morte, o envelhecimento e os pecados também não existem porque são derivações desse mesmo mal (ilusões da mente humana); Todas as coisas perceptíveis aos cinco sentidos e também ao sexto sentido não são existências reais porque não têm a mesma natureza perfeita de Deus. Elas são, portanto, projeções da mente humana (ilusão) que constitui a causa dos sofrimentos humanos.6
Jissô: A realidade absoluta, transcendental, o ser verdadeiro, absoluto, eterno e perfeito, constituído de Ideia de Deus; a Essência do ser.

Número de membros no Brasil

Segundo o departamento de comunicação da Seicho-No-Ie, em São Paulo, a doutrina conta com cerca de 3,5 milhões de membros no Brasil, além de um número incalculável em mais de 40 países no mundo todo. A doutrina encontra-se ramificada por todos os estados da Federação, além do Distrito Federal, onde possui um templo em estilo japonês.

No site oficial da organização estão cadastrados 1.400 (mil e quatrocentos) locais de culto. Mas como algumas regionais estaduais não cadastram todos os locais de culto, esse número pode ultrapassar os 6.000 (seis mil).

Notas

Ir para:a b c d Dentre todas as publicações da Seicho-No-Ie, destacam-se as Revistas da Seicho-No-Ie Pomba Branca, Fonte de Luz, Mundo Ideal e Querubim, direcionadas a todos aqueles que desejarem entrar em contato com o ensinamento.[1]
Ir para cima↑ O boletim informativo da SNI, com informações da organização, distribuído gratuitamente nas Associações Locais. [2]
Referências

Ir para cima↑ O que é a Seicho-No-Ie. sni.org.br. Página visitada em 15-05-2014.
Ir para cima↑ TOKUHISA, Katsumi. Conforme a Atitude mental - Vol. 1. São Paulo: Seicho-no-ie do Brasil, 1991. ISBN 978-85-7156-310-0
Ir para cima↑ (ALBUQUERQUE, 1999, p. 32)
Ir para cima↑ (apud TANIGUCHI (2005) p. 7)
Ir para cima↑ TANIGUCHI, Masaharu. O que é a Seicho-no-Iê. São Paulo: Seicho-no-ie do Brasil, 1995. ISBN 978-85-7156-316-2
Ir para cima↑ TANIGUCHI, Masaharu. Sutra Sagrada - Chuva de Néctar da Verdade. 42. ed. São Paulo: Seicho-no-ie do Brasil, 2008. ISBN 978-85-7156-381-0
Ligações externas[editar | editar código-fonte]
Página oficial da Seicho-No-Ie do Brasil
Página oficial da Seicho-No-Ie do Japão (em japonês)
Página da Associação Local de Canoas/RS
Página da Regional Campinas/SP
Página da Associação local de Franca/SP
Página oficial da Seicho-No-Ie em Portugal
Página oficial da Seicho-No-Ie em Boston (em português e em inglês)
Programa Seicho-No-Ie na TV
veReligião
Maiores grupos
Abraâmicas
Fé Bahá'í
Babismo
Cao Dai
Cristianismo
Anglicanismo
Catolicismo
Católico não-praticante
Cristadelfianos
Igreja do Oriente
Igreja Ortodoxa
Ortodoxia Oriental
Rosacrucianismo
Protestantismo
Gnosticismo cristão
Iglesia ni Cristo
Restauracionismo
Mormonismo
Jeovismo
Unitarianismo
Arianismo
Modalismo
Monarquianismo
Patripassianismo
Servetismo
Socianismo
Espiritismo
Drusos
Islamismo
Sunismo
Xiismo
Sufi
Ahmadiyya
Coranismo
NOI
Judaismo
Conservador
Haymanot (etíope)
Caraísmo
Judaísmo Messiânico
Ortodoxo
Reformista
Mandeísmo
Rastafári
Samaritanismo
Dármicas
Budismo
Theravada
Mahayana
Vajrayana
Hinduísmo
Arya Samaj
Ayyavazhi
Lingayat
Ravidassia
Shaktismo
Xivaísmo
Vixnuísmo
Jainismo
Sikhismo
Iranianas
Babismo
Fé bahá'í
Mandeísmo
Maniqueísmo
Zoroastrismo
Mazdak
Mitraísmo
Yazidi
Zurvanismo
Yarsanismo
Taoicas
Confucionismo
Xintoísmo
Taoismo
Zen
Hoa Hao
Cao Dai
Muísmo
Religião tradicional chinesa
Modernas
Cheondoísmo
Cientologia
Discordianismo
Falun gong
Neodruidismo
Eckankar
I-Kuan Tao
Moralismo
Neopaganismo
New Age
Novo Pensamento
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Seicho-no-ie
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Mitologia
Religião OVNI
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Ortodoxia
Ortopraxia
Oração
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