Google Tag Manager

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Como estudar

Como estudar

O papel do professor deve ser também de ensinar os alunos a estudar.


Segue abaixo uma sugestão para alinhar os estudantes neste propósito.




Fonte: http://wankerh.blogspot.com.br/2014/03/como-estudar-reflexoes-e-preparo-para.html2



Estimado leitor, com base na experiência de meus pais que por sua vez aprenderam com os pais deles e assim sucessivamente, graças aos meus antepassados tenho um método de estudo que tem sido muito útil para mim e que gostaria de compartilhar aqui.

Este método na Hungria é chamado de método Beneditino de ensino.

Se baseia em 5 passos que se seguidos cuidadosamente e pelo tempo adequado favorecem o aprendizado:

1- Pesquisa
2- Pergunta
3- Leia
4- Recite
5- Reveja.

Normalmente quem mais estuda é o professor.
No caso eu, como professor, educador, consultor, me dei muito bem com este método. Quem sabe será útil para você também.

Método Jesuíta de Aprendizagem.

O Método Jesuíta de Aprendizagem é em tudo semelhante ao Método Beneditino, dos Frades da Ordem de São Bento, que ensinaram os pais dos meus pais.

O papel da metodologia de ensino entendida pelos jesuítas esteve centrado no caráter formal dirigido ao intelecto a partir de uma visão essencialista no que diz respeito à formação humana.


"Esta metodologia difundida pelos jesuítas foi o alicerce de uma tradição didática, centrada no método e em regras de bem conduzir a aula e o estudo, supostamente neutros e desvinculados da nossa realidade" (RODRIGUES apud VEIGA, 1989, p. 42).


O método de ensino dos jesuítas compunha-se de cinco passos fundamentais que se correlacionam com o método de ensino dos beneditinos da seguinte forma:


1- Preleção = Pesquisa = Aquisição do tema, despertar a curiosidade, instigar um genuíno interesse em aprender o assunto.
2- Debates = Pergunta = A discussão traz a luz.
3- Memorização = Leia = Quem escreve lê cinco vezes.
4- Expressão = Recite = A melhor forma de aprende é ensinar
5-Imitação = Reveja = Imitar até aperfeiçoar é uma forma de revisão.


Educação para a produção

Dentre a existência de inúmeras formas de conhecimento produzido em meio ao processo de grandes conquistas e rupturas que compreende a produção da vida humana no início desse novo milênio, a educação desponta como elemento indispensável. Por que isso acontece? Por que o processo de produção é endereçado à economia, à produção do trabalho, ao mercado consumidor.



Contribuição de Francis Bacon: ensinar coisas úteis.

Francis Bacon soube tomar consciência do pensamento de sua época e, interpretando-o, conseguiu difundir as bases de um grande e profundo movimento de ideias e práticas, que seriam largamente utilizadas nos séculos seguintes, imprimindo uma orientação menos formalista e mais concreta e humana ao pensamento pedagógico e aos processos de instrução escolar.
Houve a valorização de um método de ensino baseado na experiência e nas leis naturais em que cabe à escola ensinar coisas úteis para a vivência dos homens do período renascentista.


Comênio: Compreender, Reter e Praticar

Comênio propõe que o ensino deva ser transmitido por meio dos sentidos. As abstrações sensoriais deveriam ser internalizadas na criança ou no jovem, sendo que essas impressões seriam mais tarde interpretadas pela razão.

Os elementos que compõem o método de Comênio são:
1- compreensão,
2- retenção e
3- práticas.


As relações entre os métodos de Comênio e o Beneditino são:


1- Compreensão adquirida através do processo Pesquisa e Pergunta.


2- Retenção adquirida através do processo de leitura e recitação: Leia e Recite.


3- Práticas adquiridas através do processo de revisão: Reveja.


Por intermédio destes elementos é possível se chegar a qualidades como: erudição, virtude e religião; elementos importantes para a era de transição feudal-capitalista.

Comênio foi um legítimo representante da escola tradicional, ao valorizar o papel do professor como controlador da aprendizagem, em que a educação se faz pela ação, "só fazendo que se aprende a fazer".

Segundo Comênio, o conhecimento deve ser adquirido pelos ensinamentos em sua aplicação prática, de maneira direta e clara, partindo das causas da natureza.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...