Google Tag Manager

quinta-feira, 12 de março de 2015

O uso do Blogger na Educacao

O uso do Blogger na Educação









Estimado Líder GEG.

Se o seu site GEG está pronto ou em construção isso lhe interessa!

Gostaria de saber sobre a sua experiência:
1- Como você elaborou ou está elaborando o seu site GEG?
a) Google Sites
b) Blogger
c) outro - qual?

2- Você mesmo elaborou o seu site ou teve a consultoria de alguém?

3- Você conhece a ferramenta Blogger do Google?

É muito fácil e intuitivo criar um blog no Blogger e integra-lo ao G+ e ao site oficial e ainda usar recursos para subir no Page Rank do Google de modo a ficar na primeira página dos mecanismos de pesquisa.

Seu depoimento é importante.
Deixe o seu comentário, abaixo.

Assista ao video e veja como montar um Blog tomando por exemplo um GEG fictício, utilizando o Blogger como plataforma.

GEG Presidente Prudente
Hoje, dia 12/03/2015, recebemos novamente Paulo Guilherme (membro do Programa Principais Colaboradores dos Fóruns de Ajuda dos Produtos Google), que desta vez nos mostrou "Como criar o blog do GEG usando Blogger ". 

Estiveram presentes no HOA: Arlete Meneguette e Juliana Gense (GEG Presidente Prudente), Dilce Eclai de Vargas Gil Vicente (GEG Santo Antônio da Patrulha), Henrique Lisboa (GEG Belo Horizonte) e Jorge Purgly (GEG Blumenau). #geg #gegbrasil #gegpprudente #gegsantoantoniodapatrulha #gegbelohorizonte #gegblumenau #vamosnosconhecer16

O vídeo está disponível em https://www.youtube.com/watch?v=7GRo76hAX4c e mostra o protótipo do Blog para um GEG fictício. 

Confira!

















Gostaria de convida-lo para o HOA sobre este tema.

Reserve o dia 20 de março de 2015 as 20:00 - Sexta-Feira para este evento imperdível:
(Para os que me conhecem, Ho Ho Ho, este sou eu sem barba de Papai Noel, foto anterior).





O uso do Blogger na Educação. - #COOP02, #Tamojunto, #GEGPPrudente, #GEG Natal. #GEGBrasil, #VamosNosConhecer16

Uma parceria do GEG P. Prudente, GEG Natal e GEG Blumenau.


























Na figura acima:

No Blogger, estudantes mantem um jornal (blog) das atividades de aprendizado e reflexões com feedback através das funções de comentários.

Estudantes criam documentos, apresentações, impressos através do processamento de textos e recursos do Google Docs.

RSS Educadores podem acompanhar as atividades dos estudantes se inscrevendo nos seus blogs individuais, documentos, etc.


Participe também dos Seminários Google for Education (em inglês)



Postado por Tia Lendo, Diretora de Marketing América do Norte para a Educação

(Cross-postado no Google para Blog Trabalho.)

"Quando eu era um professora há 15 anos, eu amava meus alunos, colegas de equipe e de trabalho.
Naquela época eu gostaria de poder trabalhar mais estreitamente com outros professores e observar as suas salas de aula. 
Felizmente, a tecnologia nos ajuda a conectar mais facilmente, e os educadores não tem que se sentir isolados. Temos ferramentas, muitas delas gratuitas, que nos permitem compartilhar uns com os outros.


"Vamos colocar essas ferramentas para trabalhar em maio 08-09 de 2015, quando nós hospedamos Educação On Air, uma conferência online gratuita sobre liderança para o futuro e dar forma a sala de aula hoje. 

"Tudo que você precisa é de um navegador e uma conexão à Internet para se juntar a partir do melhor lugar da casa - o seu próprio. Se você é um líder da escola, professor, administrador, pai, aluno ou apenas alguém que se preocupa com a educação, nós esperamos que você pode se juntar a nós."




Aqui está o que temos planejado:

Dia 1: Liderando o futuro
Na sexta-feira, 8 de maio de 2015 de 10:00-15:00 EST, ouvir de educadores, estudantes e empresários sobre o tema da liderança na educação. Palestras curtas e painéis ajudará a responder a pergunta "como é que vamos preparar nossos alunos para um futuro que está em constante mudança?" Os tópicos incluem a criação de propriedade do estudante, levando a mudança e promover a inovação nas escolas.

Dia 2: Dando forma a sala de aula hoje
No sábado, 9 de maio de aderir a qualquer dos 90+ sessões, dirigidas por educadores para educadores e realizadas durante todo o dia em diferentes fusos horários. Estas sessões destinam-se a ajudá-lo imediatamente em sua escola. Nós vamos ter faixas para quatro grupos: professores, líderes, IT e de interesse geral. Os tópicos incluem a alfabetização de apoio no início de alunos, a implantação do dispositivo bem sucedido e responsabilizar os cidadãos digitais.

Mesmo se você não puder comparecer nas datas marcadas, registre-se para se manter informado. Nós dividiremos o calendário de conferências e lista de oradores em abril. Também vai ser a gravação das sessões, para que você pode conferir tudo o que você perdeu.


Nesse meio tempo, diga-nos o que sessões que você quer ver por responder a este Tweet este post ou Google+ usando #GoogleEduOnAir


Google for Work
Education on Air
Thank you for registering for
Education on Air.
The free, interactive online conference will take place
Friday, May 8 from 10am - 3pm EDT and throughout the day Saturday, May 9, with sessions across time zones.
In the coming weeks we’ll send you more information about the over 100 speakers and sessions for Education On Air. In the meantime, you can be part of the discussion online using #GoogleEduOnAir.
Add the conference to your:
Google Calendar | Other Calendars
We look forward to seeing you there.
 
© 2015 Google Inc. 1600 Amphitheatre Parkway, Mountain View, CA 94043.

Guia passo a passo para criar um Blog no Blogger

Fonte: https://support.google.com/blogger/answer/1623800?hl=pt-BR


Guia de primeiros passos do Blogger

Bem-vindo ao Blogger! Este guia pode ajudar você a se familiarizar com os recursos principais do Blogger e começar a escrever seu próprio blog.
Para começar a usar o Blogger, basta fazer login em sua Conta do Google. (Se você usa o Gmail, os Grupos do Google ou o orkut, você já tem uma conta.) Se ainda não tiver uma Conta do Google, você poderá criar uma agora.

Sumário
Criar um blog
Painel
Visão geral
Escrever uma postagem
Adicionar uma imagem
Adicionar um vídeo
Personalizar
Privacidade e permissões

Criar um blog

Para começar a usar o Blogger, visite a página inicial do Blogger, digite seu nome de usuário e sua senha, e clique emFazer login. Digite um nome de exibição e aceite os Termos de Serviço do Blogger. Em seguida, clique no link Criar um blog e comece a usá-lo!

Selecione um endereço (URL) e um título para seu blog. Em seguida, escolha o seu modelo favorito (essa será a aparência do seu blog quando você publicá-lo). Seja criativo, adicione informações a seu perfil pessoal e, se desejar, personalize a aparência do blog. Comece a blogar agora!

Voltar ao início

Painel


O Painel, como sempre, é seu o ponto de partida. É onde está a lista de todos os seus blogs. Você pode clicar nos ícones ao lado deles para realizar várias ações em cada blog, como por exemplo:
Escrever uma nova postagem: basta clicar no ícone do lápis laranja no seu Painel para acessar o Editor de postagem.
Ver suas mensagens: o ícone cinza da lista de postagens o levará a uma lista de seus posts publicados e em rascunhoos para um blog específico.
Acompanhar seus blogs favoritos: abaixo da lista de seus próprios blogs, você verá uma lista dos blogs que segue, com um trecho de suas postagens mais recentes.
Acessar todos os demais recursos: confira o menu suspenso ao lado do ícone de lista de postagens para obter um link rápido para:
Visão geral
Postagens
Páginas
Comentários
Estatísticas
Resultados
Layout
Modelo
Configurações

Observe que a guia Resultados só aparecerá se o AdSense for compatível com seu idioma.



Visão geral


Na guia Resumo, você pode ver a atividade de seu blog, novidades e dicas da equipe do Blogger, além de Blogs interessantes recentes.

Escrever sua postagem
Assista a um vídeo sobre como postar em seu blog

Depois que você fizer login no Blogger, seu painel será exibido com sua lista de blogs. Você precisa fazer o seguinte:
Clique no ícone de lápis laranja para escrever uma nova postagem e poder compartilhar o conteúdo que quiser com o mundo.


Em seguida, você verá a página "Editor de postagem". Comece atribuindo um título para a postagem (opcional) e depois digite o texto da postagem:


Quando terminar, clique no botão Visualizar, na parte superior, para verificar se a postagem está realmente pronta, e clique no botão Publicar para publicar a postagem.

Adicionar uma imagem

Você pode adicionar uma imagem do seu computador ou da Web a seu blog. Clique no ícone de imagem na barra de ferramentas do "Editor de postagem". Será exibida uma janela solicitando que você procure um arquivo de imagem no seu computador ou digite o URL de uma imagem da Web.

Depois de selecionar a sua imagem, você poderá escolher um layout para determinar como ela aparecerá na sua postagem:
As opções "Esquerda", "Centralizar" e "Direita" permitem personalizar a maneira como o texto do seu blog será posicionado ao redor da imagem.
A opção "Tamanho da imagem" determinará qual será o tamanho da imagem na sua postagem.

Clique em FAZER UPLOAD DE IMAGENS para adicionar sua imagem e, em seguida, clique em CONCLUÍDO quando a janela de notificação for exibida, informando que "Sua imagem foi adicionada". O Blogger retornará ao editor de postagem, onde você verá sua imagem pronta para ser publicada em seu blog.

Você também pode publicar imagens em seu blog usando seu aparelho celular, o software de fotos gratuitas Picasa do Google ou um serviço de terceiros como o flickr.


Adicionar um vídeo

Para adicionar um vídeo a sua postagem, clique no ícone de claquete na barra de ferramentas do "Editor de postagem", acima da área em que você escreve o texto do blog. Será exibida uma janela pedindo que você "Adicione um vídeo a sua postagem de blog".

Clique em Procurar para selecionar no seu computador o arquivo de vídeo do qual deseja fazer upload. Observe que o Blogger aceita arquivos AVI, MPEG, QuickTime, Real e Windows Media, e que o seu vídeo deve ter menos de 100 MB.

Antes de fazer upload de seu vídeo, insira um título na caixa "Título do vídeo" e concorde com os Termos e Condições (você só precisará fazer isso na primeira vez que fizer upload de um vídeo com o Blogger). Em seguida, clique em FAZER UPLOAD DE VÍDEO.

Quando o upload do vídeo estiver em andamento, você verá um espaço reservado no editor de postagem mostrando onde o seu vídeo aparecerá. Você também verá uma mensagem de status abaixo do editor de postagem informando que o seu upload está em andamento. Dependendo do tamanho do seu vídeo, esse processo poderá levar aproximadamente cinco minutos. Quando o processo for concluído, o seu vídeo será exibido no editor de postagem.

Personalizar

O seu modelo é uma maneira divertida de personalizar o seu blog. Ao criar um novo blog, você será solicitado a escolher um modelo padrão, que será o design básico do seu blog. Você pode escolher um dos muitos modelos disponíveis para seu blog. Basta selecionar aquele que melhor atende as suas necessidades.

Na guia Modelo, você pode clicar no botão laranja Personalizar para começar com nosso designer de modelo WYSIWYG ("O que você vê é o que você tem") fácil de usar ou escolher um de nossos vários modelos padrão. Se desejar editar o código HTML de seu blog, basta clicar no botão cinza Editar HTML.Além disso, é possível personalizar o design de seu blog. Para isso, use nossa interface intuitiva que permite arrastar e soltar. Você também poderá adicionar gadgets incríveis, como apresentações de slides, enquetes ou até mesmo anúncios do AdSense. Se desejar um controle mais preciso sobre o layout do seu blog, você poderá usar o recurso Editar HTML. Para editar o layout do seu blog, siga estas etapas:


Clique no link Layout do menu suspenso em seu painel abaixo do blog que você deseja personalizar.
De lá, clique em Editar para editar os gadgets existentes ou em Adicionar um gadget para adicionar novos gadgets.
Para adicionar um novo gadget depois de clicar em Adicionar um gadget, basta clicar no sinal de adição ao lado do gadget desejado. Você pode escolher os gadgets por categoria ou pesquisar um gadget específico no canto superior direito da janela pop-up.
Depois de adicionar as informações necessárias ao gadget selecionado, clique no botão laranja Salvar organização. As alterações feitas em seu layout serão exibidas imediatamente.

Privacidade e permissões

Por padrão, seu blog é completamente público e, portanto, pode ser lido por qualquer pessoa na internet. No entanto, se desejar, você também poderá torná-lo privado. É possível alterar essas configurações na guia Configurações | Básico.
Na seção "Leitores do blog", você provavelmente verá a opção "Qualquer pessoa" selecionada como padrão. Se você selecionar a opção "Somente esses leitores", o botão Adicionar leitores será exibido.
Clique no botão Adicionar leitores e insira o endereço de e-mail de uma pessoa para quem deseja conceder acesso ao seu blog. Para adicionar várias pessoas, separe os endereços com vírgulas.
Para cada endereço inserido, a Conta do Google associada ao endereço receberá acesso para visualizar o seu blog. Se algum endereço não estiver associado a uma conta, a pessoa receberá um convite por e-mail contendo um link que permitirá que ela execute um destes três procedimentos:
Fazer login em uma conta existente.
Criar uma nova conta.
Visualizar seu blog como convidado (não é necessário ter uma conta).

Outros temas de ajuda do Blogger

Começar a usar o Blogger
Guia de primeiros passos do Blogger
Designer de modelo do Blogger
Sobre os perfis do Blogger
Navegadores e sistemas operacionais compatíveis
Criar e alterar URLs
Sobre a Navbar
Postagem e edição
Para saber mais, clique sobre Mais informações, abaixo.















Para saber mais, clique sobre Mais informações, em pequenas letras logo abaixo.












USO DO BLOG NA EDUCAÇÃO from Andrea Bruzaca

 O USO DO BLOG NA EDUCAÇÃO Prof.ª Andréa Bruzaca

O QUE É UM BLOG?
Contração das palavras inglesas we b (rede) e log (diário de bordo);
Página web de atualização rápida, organizada de forma cronológica, tendo como foco a temática proposta do blog, podendo ser escrito por um número variável de pessoas, de acordo com a sua própria política.
Seu conteúdo abrange uma infinidade de assuntos: diários, links, notícias, poesia, idéias, fotografias, informações gerais.

OS MAIS CONHECIDOS.
A nível mundial são:
Blogger (Google).
WordPress (Criado por Ryan Boren e Matthew Mullenweg).

COMO FUNCIONAM?
São publicações coletivas, com comentários abertos ou não, para qualquer participante que deseja se integrar nesta rede;
Tanto as publicações (posts) como os comentários podem ser habilitados e desabilitados no Blog para outras pessoas interagirem ou não, depende da metodologia de utilização que cada grupo definir.

O BLOG EDUCATIVO
Propõe uma abordagem onde professores de diversas modalidades de ensino sejam capacitados a serem co-autores de atividades e assuntos que podem ser abordados com os alunos ao mesmo tempo que vão criando domínio da ferramenta.
Os conhecimentos adquiridos durante os projetos de estudo, bem como as demais atividades, podem ser registradas no Blog, sendo possível enriquecer os relatos com links, fotos, ilustrações e sons.
Os blogs são usados com o objetivo de desenvolver o hábito de registro e para divulgar boas iniciativas. São estratégias que visam dar a palavra aos estudantes e desenvolver a sua criatividade.

FUNÇÕES DO BLOG
Apresentar informações e imagens: apresentar ao país um evento, relatar as reuniões da escola, etc.;
Concentrar dados: diário da turma, da escola, atividades anuais, etc.;
Destacar assuntos: atividade específica detalhando as ações pedagógicas;
Compartilhar (função maior): trocar informações entre escola, alunos, professores, pais e toda comunidade escolar.

CONQUISTAS
Valoriza a produção dos alunos;
Amplia a aprendizagem, relacionando os temas abordados em sala com o contexto do estudante.
Ultrapassa os muros do colégio, estabelecendo contato entre o conteúdo produzido e o público externo.
Além da grande atração que provoca.


VANTAGENS
Espaço para a organização e sistematização do conhecimento, organizando-o de acordo com as necessidades específicas de um grupo (de alunos ou professores);
A sua aplicação pode ser voltada para os conteúdos abordados através da publicações de notícias, reportagem, pesquisas, histórias, debates ou através da criação de textos.
O professor é o mediador, levando o aluno a alcançar a autonomia necessária para aquisição de aprendizagens significativas ;
Permitem o exercício do diálogo, da autoria e co-autoria;
Possibilitam a reflexão crítica, a re-interpretação de conceitos e práticas .

COMO ATIVIDADE DE ENSINO-APRENDIZAGEM
Compartilhar conhecimentos;
Escrever sobre algo, implica em reflexão e crítica;
Desenvolver a habilidade de gerenciar informação;
Desenvolver a habilidade de transformar informação em conhecimento;
Desenvolver o espírito de colaboração (aprender a conviver);
Aprender a aprender.

BLOG DA ESCOLA
Objetivos pré-estabelecidos;
Comunidade escolar envolvida;
Permitir a postagem de comentários (visíveis ou não);
Divulgação;
Permissão dos pais para colocar fotos dos filhos;
Atualização sempre.

BLOG DA TURMA
Mesmas características da escola;
Envolver os alunos na escolha do nome;
Envolver alunos em debates;
Orientar a construção de textos cooperativos;
Discutir com os alunos as fotos que todos vão visualizar.

BLOG DO ALUNO
Um hábito convertido em criatividade, análise e síntese;
Escrita de artigos curtos e diretos expressando corretamente a linguagem da sociedade atual;
Todos fazem comentários nos blogs dos colegas;
Professor faz a moderação e posta comentários;
Divulgação e estimulo para os pais fazerem comentários;
Instrumento de avaliação.

BLOG DE EVENTOS PEDAGÓGICOS
Características jornalísticas;
Planejamento com alunos e professores;
Tarefas distribuídas;
Alunos no processo de redação;
Comunicação da escola com a comunidade;
Comunidade escolar na construção, postando entrevistas, depoimentos e opiniões.

BLOG DO LIVRO
O professor escolhe o livro (o indicado pode se tornar interessante);
Tarefas distribuídas aos alunos para criação, organização e comentários;
Post: capítulos, pensamentos, opiniões sobre o conteúdo e personagens, pesquisa sobre o autor, etc.

DICAS PARA O BLOG SER UM SUCESSO!
Blogue porque você quer blogar;
Leia outros blogs;
Seja diferente, desenvolva um tema;
Conecte-se a outros blogs;
Escreva bem;
Admita seus erros;
Escreva bons títulos;
Adicione outras mídias: imagens, sons, vídeos;
Tenha voz ativa – blogar exige paixão e autoridade;
Saia da blogosfera, relacione-se com o maior número possível de pessoas;
Promova-se;
Ajude outras pessoas a blogar;
Mantenha contato com os visitantes;
Mantenha sua integridade.*Dicas dadas por Robert & Maryam Scoble durante sua apresentação na Convenção de Negócios para Blogs, em Seatle.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...