Google Tag Manager

domingo, 29 de março de 2015

Planejamento Estrategico Pessoal e consciencia atenta um recado da Mirtzi

Planejamento Estratégico Pessoal

Mirtzi

Imagina eu ainda verdinha em idade, iniciando minha vida profissional, há 28 anos. 
Aí, na empresa que trabalhava à época, me entregaram um jogo de páginas que continha um Planejamento Estratégico Pessoal para que eu preenchesse e entregasse ao Setor de Departamento de PessoalDele eu teria que estabelecer as PRIORIZAÇÕES para os próximos 05, 10 e 15 anos da minha vida.
Isso fez toda a diferença na minha vida porque passei a traçar conscientemente o que eu desejava para o meu futuro, o que fazer de imediato para me preparar melhor para alcançar o que eu desejava, desenvolver a capacidade para ter umavisão antecipada da realização de sonhos/metas/objetivos e também de programar minha vida.
Claro que imprevistos acontecem, mas, um planejamento também comporta adaptações e ajustes sempre que necessário, pois, ele é flexível, mas, sem perder o FOCO.

Nunca imaginei (naquela época) o quanto seria DIFÍCIL colocar no papel as prioridades para realizar na minha vida afetiva, familiar, profissional, espiritual, etc.
Demorei a fazer o documento!!! Mas o fiz e o revia a cada 2 ou 3 anos. 

Há um filme (As férias da minha vida), que mesmo sendo um drama-comédia, traz o conceito do livro de possibilidades (onde se anotam e colam figuras alusivas aos desejos e sonhos a serem realizados), que termina se transformando no livro de realidades ("Pegue seus sonhos do Livro das Possibilidades e comece a colocar no papel os passos que você deverá fazer para alcançá-los e você, provavelmente, não precisará sair cometendo loucuras para realizá-los". Fonte da citação: http://fabricadeempreendedores.com/2008/03/03/filme-as-ferias-da-minha-vida/). 

E aqui fica a dica agora para fazermos isso:
Colocar todas as nossas necessidades por escrito e ir selecionando o que é prioritário para colocar na lista dos próximos 05, 10 e 15 anos.
A tarefa merece zelo, atenção, sinceridade consigo mesmo, e, principalmente, uma visão adequada de futuro além da determinação para fazer valer esse planejamento.
Que tal começar? Segue em anexo alguns modelos e explicações. Vale a pena!!! Mãos à obra!!!

Se nós não nos planejamos e nos programamos, programam a gente!!!

Mirtzi

Links que ajudam


"Um homem sábio encontra oportunidades na vida.
E saberá construir muitas outras."

(Francis Bacon)



Consciência Atenta
Consciência Atenta (texto de Mirtzi)


Logo cedo, me pus a pensar na cultura descartável que se instalou no mundo.
A influência ostensiva para o consumo, para a adoção de modelos superficiais e efêmeros tem produzido efeitos muito nocivos em nossa sociedade. As pessoas não olham mais nos olhos da outra, ao contrário, a atenção é voltada para a marca da roupa, do calçado, da bolsa, do carro.
Muitos não prestam atenção e nem valorizam a sua linha de conduta, mas, aos seus bens materiais, à beleza produzida artificialmente, a um corpo esculpido em academias e a dietas extravagantes.
O que se tem bem presente nos dias de hoje é o culto à forma em detrimento da essência, a deificação do corpo, separando-o da unicidade trina Corpo/Mente/Alma.
Essa tríade unificada representa a CONSCIÊNCIA ATENTA.
Ao contrário, a supervalorização da forma ao invés dos princípios que a pessoa deve desenvolver e nutrir, o foco no poder aquisitivo como medida de sucesso, o apelo às sensações e prazeres tomando o lugar dos sentimentos e da felicidade compartilhada.
Muitos preferem o prazer fugaz do momento, a satisfação de paixões, em lugar do trabalho interior que se deve empreender para alcançar a excelência da consciência, e isso está fazendo desmoronar a sociedade e seus princípios basilares.
Embora muitos ainda se identifiquem com certo credo religioso ou determinada filosofia de vida, ainda assim, milhares se deixam influenciar pela maciça e poderosa mídia que impõe a superficialidade, o consumismo, a cobiça, a luxúria, a satisfação de todo e qualquer desejo ou satisfação IMEDIATA, independente dos MEIOS empregados para adquiri-la. Vemos esse estereótipo em tudo, incluindo as novelas que a cada dia expõem motivos e incentivos os mais estapafúrdios, desde roubar e até matar para conseguir o que se deseja, como meios normais.
A sociedade tem permitido que essa falha danosa se espalhe como endemia e isso desfaz o verdadeiro propósito da existência.
Quando a preferência geral é por aquilo que se degrada e está separado da energia e da luz intrínseca à verdadeira essência da vida, a sociedade se encaminha para o caos.
Mas, qual a solução prática para dar um novo impulso e uma nova perspectiva à sociedade? A religião e a filosofia devem desempenhar papeis fundamentais para o resgate da verdadeira essência humana e dos valores que dignificam e engrandecem a existência. Elas precisam se adaptar para ter esse olhar quanto ao seu papel no re-ligare, na volta do ser humano à sua essência e aos valores que engrandecem uma sociedade e não aqueles que a desfazem e geram caos, desagregação, ódio e desunião.
Cabe-nos divinizar a matéria, ou seja, ressaltar e nutrir no nosso plano de existência os sentimentos nobres, as corretas relações interpessoais, a ética, a hombridade, a cooperação mútua, o voluntariado para projetos sociais, a valorização e a validação do outro, etc.
Ou aprendemos a nos amar e nos apoiar mutuamente ou a sociedade cairá num poço sem fim, quadro tenebroso que já visualizamos diariamente na vida prática.
Mas, esse resgate da dignidade humana precisa ser empreendido e alcançado com tenacidade, determinação e foco.
Mãos à obra, construtores e plantadores de idéias e ideais saudáveis.
Avante! É preciso e o tempo urge.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...